ABC do RQ: A (alta costura)

>> sexta-feira, 16 de julho de 2010


Alta costura

Estreando esta nova seção do RQ e não poderia ser diferente, começando com a Alta Costura.

Já deixamos algumas pistas do que vem a ser Alta Costura (Haute Couture em francês ou simplesmente Couture) pelo blog e uma definição que eu consegui arrancar da minha cachola apareceu aqui, mas quero repetir de novo, para ficar didático: "Alta Costura, além de ser uma denominação que goza de proteção jurídica, possui uma série de pormenores que a caracterizam e que a colocam numa distância enorme, até dos nomes mais caros da moda brasileira, gente que tem tecelagem própria e galera pra separar botão no atelier. Mesmo assim, a Alta Costura está muito longe da gente."

A Alta Costura é, sendo bem simplista, a produção artesanal de roupa e afins (como jóias) de alto luxo por nomes que se reúnem na França.

Uma roupa de Alta Costura é basicamente uma roupa feita de forma manual. Existem peças todas feitas à mão como este vestido Gaultier de pele de crocodilo e crochet. Contudo, o fato de ser feito à mão, não barateia seu custo, pelo contrário. Os materiais são super exclusivos, caros assim como a mão de obra. E ainda há o detalhe da ideia da "grife", da marca que é sinônimo de alto luxo, para uma clientela pequena e abastada. Tudo herança da maison de Charles Frederick Worth, que por ironia era inglês e não francês. Foi ele que inclusive apresentou o primeiro desfile de moda.

Apesar do nome Alta Costura se resumir, legalmente até, as ideias que a gente ilustrou, muita gente atribui o nome Alta Costura à produção, com as mesmas características, de outras capitais da moda, como Londres, Tóquio, NY, Milão, especialmente as duas primeiras. Aqui no Brasil a gente vai encontrar pessoas se intitulando de Alta Costura e não é de hoje, que o diga o nosso luxo Dener.

É verdade sim que o Brasil tem uma produção de luxo, mas ainda está bem distante de Paris.


E por falar da capital da moda, hoje em dia temos dez maisons de alta costura oficiais, mais quatro convidados (entre eles Valentino). Até ano passado eram onze, mas a maison Christian Lacroix perdeu os direitos, como sabemos. A mais antiga ainda em plena efervencência é a maison Chanel membro desde 1909 ou seja, mais de cem anos de história de moda e Alta Costura. As três mais antigas ainda em atividade, ao lado da Chanel, são a maison Christiasn Dior desde 1946, a maison Givenchy desde 1952 e a maison do chéri Jean Paul Gaultier desde 1977 (o ano em que eu nasci rs!).

Mais informações: ModeaParis.


Bisous.


Imagem: Dior Couture by Galliano (para se ter uma ideia do que é um vestido feito com algo em torno de 40 metros de tecido rs).

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.