Paris Fashion Week Fall 2009 - Christian Lacroix - e minha tarde com YSL
>> terça-feira, 7 de julho de 2009
Eu realmente me emocionei muuito hoje, vendo de perto, tão perto, criações do querido Yves Saint Laurent, os croquis, quase dava para visualizar sua mão correndo o papel... ao entrarmos no segundo andar do centro cultural um grande painel com uma foto sua e ao lado o famoso questionário proustiano com suas doces e tímidas respostas. Assistir ao video na sala seguinte e ver desfilando os vestidos que estavam ali atrás, bastava se virar para vê-los, foi pura mágica.
Pra quem considera moda algo banal ou que é apenas comprar bolsas, sapatos, maquiagem, perfumes grifados, realmente não deve fazer sentido algum, mas para quem conhece o prazer da tesoura do molde, da roupa construída, saída da nossa cabeça, do nosso croqui ou porque simplesmente sabe apreciar o belo em suas mais diferentes nuanças... ahhh, mon dieu, é simplesmnete visitar o paraíso!
Juro que conto mais, muuuito mais sobre depois.
E me emocionei mais ainda com este, que pode ser o último desfile de Christian Lacroix, outro grande nome da Haute Couture, e que pena por agora com uma falência anunciada. Quase não acreditei quando soube uns meses atrás.
E ainda mais emocionante em saber que a coleção foi feita com o luxo em restos que lhe sobraram no atelier, com ajuda de gente que se importa e pagando do próprio bolso.
Caminhos errados decerto têm resultados tétricos, mas é de partir o coração, principalmente quando sabemos o quão é duro sobreviver de Arte, de moda ainda mais, chegar onde Lacroix chegou.
Fiquem com as imagens.
Imagens: Coutorture.