SPFW - já encheu o saco

>> sexta-feira, 20 de janeiro de 2012


Desde que comecei com este bloguito que sempre deixo vossas mercês informados do que acontece nas duas semanas de moda mais famosinhas do país, Fashion Rio e SPFW. Mas óbvio que a gente não fala apenas desses dois momentos da nossa moda, que né, o país é grande e suas criações se fazem presentes, vivas e latentes (às vezes patente, é verdade) em todos os lugares, pode crer que sim. Porque pasmem, o Acre não só existe como é civilizado, com lindas cabeças pensantes, porque sim, o Nordeste não é só das rendas e o Sul não é só das bombachas.

Já toquei no assunto chatinhochatinho do bairrismo, no aspecto Rio-SP, mas vamos nós de novo, que o buraquinho de traça na saia da fia é mais embaixo.

Acompanho as semanas de moda via internet e via televisão paga, vocês decerto sabem os canais.

Ai Eliza, quer dizer que você não é blogueira convidada com credencial, etcetera coisa e tal?

Não, eu não sou não. Primeiro porque não sou blogueira como vocês entendem, porque eu não vivo disso, não ganho um centavo com nada do blog (certo que recebo uns presentinhos das marcas, mas recebo como agrado pessoal e não mostro, não divulgo que né, acho bobo) escrever pra mim é um hobby, porque amo escrever, amo moda e amo pensar e escrever sobre moda. E me desculpem todas as lindas (e as não lindas, na minha perspectiva) que fazem bloguinho de estilo, porque eu não tenho paciência. Isso é muita subjetividade.

Não, eu não sou jornalista nem algo que o valha, como e pra quê diabos eu teria uma credencial para entrar como profissional da área numa fashion week da vida? Quem precisa de mais uma Stylist-DJ-bem-nascida? Porque parece que todo mundo é Stylist-DJ-bem-nascida.

Mas sim, eu recebo convitinhos fofos de marcas que gostam de mim, acho que mais como consumidora, porque né, nesse bloguito só rola Europa, grosso modo. Pode me chamar de encantada, oui tout ça m'enchante c'est pour moi la belle vie.

Mas eu não vou, porque o meu trabalho de verdade é outro, apesar de continuar encarando as semanas de moda como acontecimento cultural, hoje já penso que o lugar deve ser para quem realmente tem sumo para digressoar e que ganhem o pão desta feita. São pouquíssimos, mas existem. Adendo: fora que o Píer Mauá é na baixa da égua e não teria lugar para deixar o meu carrinho.

Ah, quer dizer que ninguém te convida pra Bienal/SPFW ?

Minha gente, melhore.

Desde quando São Paulo Fashion Week, ex- Phytoervas Fashion (oi, nome de shampoo) é Paris Haute Couture?

Não entenda mal, existem vários nomes que desfilam no SPFW que estão no coração (e no armário da gente), mas é que já encheu o saco essa coisa de super valorização do discurso do mesmo. A moda brasileira é paulista, a moda autoral com informação é paulista, o Rio faz modinha, moda praia, desfila vestidinho chatinho e o Acre não existe e o Nordeste faz rendinha. 

Então explica Lino Villaventura, que sim, desfila no SPFW, mas vejam bem, é por pura estratégia. Uma estratégia que vem minando e criando uma cara de modinha para o Rio de Janeiro e agora querendo enfiar goela abaixo de todos que o Rio faz modinha porque o Rio só é capaz de fazer modinha. Foi mais ou menos isso que ouvi de um dos nomes mais respeitados dos tais que pensam moda/modinha desse Brasil varonil. Desculpa, mas Oskar Metsavaht, que todo mundo tanto ama (eu não) é gaúcho e sua formação e grife Osklen são super cariocas. Fora André Lima paraense, a grife Maria Bonita, que é mega carioca. Precisa citar o lindo Villaventura de novo, híbrido de Pará e Ceará dos penachos loucos? Pois é.

Que tal respeitar o país como um todo para almejar representar quelque chose (qualquer coisa)? Obrigada.

Não entendo tamanha pataquada. Pra quê?

Porque sim, o Rio pode fazer modinha, mas São Paulo não é diferente, é modinha também e nessa temporada sem Ronaldo Fraga e sem deixar os novos talentos apareceram, está ainda mais modinha.

Inté.

Imagem: obra do grande Candido Portinari, que super acho que tem a ver com os escritos, porque né, a Moda Brasileira ainda será, por muito tempo, uma erê boba.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.