Fortaleza pra amar e visitar II
>> domingo, 24 de outubro de 2010
Pouca gente percebe, mas a verdade é que brasileiro adora cozinha e tem uma tradição importante neste sentido. Nossas cozinhas regionais rendem pratos que seduzem e satisfazem praticamente todos os paladares. O Nordeste como um todo tem muito tradição, uma cozinha que passeia do regional ao cosmopolita sem a menor reserva. A gente pode perceber isto através do pessoal que está nas cozinhas dos melhores restaurantes do país (e não estou falando de quem lava prato e descasca batata; apesar de que todo chef começa assim). Por exemplo, o braço direito (ou sub chef ) do Troigros é o chef Batista, paraíbano que lhe acrescentou vários sabores e galgou o seu lugar no Olympe, o melhor francês do Rio, inclusive o gostinho da cachaça Ypioca, esta demônia cearense rs.
Então, se você pensa que uma visita a Fortaleza só lhe possibilita delicinhas regionais, esta enganado. Citei no outro post o Café Santa Clara, um dos bares mais badalados que é O Chopp do Bixiga e vamos estender a lista de visitas.
No Shopping Bouganville (ou Buganvília), uma gracinha de shopping que fica próximo ao Shopping Aldeota, tem um dos endereços mais queridos e mais festejados de Fortaleza, o Restaurante Lautrec, um dos melhores franceses da cidade, fora que o lugar é um charme! No mesmo shopping tem um ótimo sushi bar e ainda, uma choperia da Heineken.
E já que falamos de sushibar, Wasabi é uma ótima pedida e ainda é lúdico, com o trenzinho automático que leva o sushi de mesa em mesa rs (kaiten sushi).
No ramo dos orientais, o meu favorito sempre doi o Asia Garden Chinatown no Shoppin Iguatemi. O peixe inteiro (no vapor) ao molho de gengibre é uma cousa de bom! Só demora a vida toda. Pede uns rolinhos primavera de entrada.
Uma ótima sugestão para café da manhã ou lanche de fim de tarde é o Montmarttre, os sanduíches são umas perdições, sendo que o meu favorito era Le Louvre. E tem a belezinha padaria Empório Delitália, também um achado na Fortaleza do Sol, em se tratando de café da manhã, especialmente pelo waflle com nutella.
Mas a dica de agora é de coração e é a Sucré patisserie (já falei sobre aqui e aqui). Quando conheci a Sucré, era apenas um espaço dentro da charmosa loja Carpe Diem, mas já era uma perdição, pelos chocolates, macarons e o atendimento fuefo. Hoje conta com sede própria, site, quiosques espalhados pela cidade. E a latinha de doce de leite? ♥
Saindo um pouco da comilança, falemos de moda na capital do Sol. A gente falou do comércio popular, do artesanato, mas é bom saber que Fortaleza tem toda uma veia modística (falei sobre aqui e aqui) e se engana quem pensa que é só moda praia. Praticamente em quase todas as regiões da cidade se encontra confecções, fábricas, lojas-fábrica e que fazem uma modinha bem arrumada, antenada, moderna e que anseia e muito se afastar do artesanato, o que acho uma pena, mas tudo bem. Muita malharia, jeans e correlatos. Para visitar e comprar atacado: Shopping Fortaleza Sul e o Maraponga Mart Moda, especialmente o segundo que também vende ao varejo e já me fez muito que feliz nesta vida, vestidóns de festa (London) e bijuterias incríveis (Ricca Bijoux). Que tempinho divertido rs.
Agora, se o que você quer é conhecer os rumos de "moda autoral" a dica é a famosa Rua Maria Tomásia, quase que no coração da Aldeota. A maioria dos nomes que desfilam no Dragão Fashion estão reunidos por ali. Garanto que tem muito o que se ver e que pode surpreender. Mas eu não poderia escrever sobre e não lhes recomendar uma visita ao Lino Villaventura em Fortaleza, né? Av. Sen Virgílio Távora, 304 - Meireles e morra com a parte 'acervo' da loja, ai de mim.
Por fim, nunca que eu deixaria de recomendar o bálsamo da gastação desenfreada: Monsenhor Tabosa. Mas não conheço uma chérie que já não tenha gasto um monte (dinheiro, paciência, sola de sapato) na Monsenhor Tabosa. Dica: se você é noiva e está de viagem marcada antes do casamento para Fortaleza, passe na Lela e pergunte sobre a linha especial para noivas ou sobre o serviço de customizar (cobrir de cetim rico) o seu sapatinho, que pode ser comprado ali mesmo.
Desejo a todos, a belezura utópica romântica da Iracema de Alencar.
Bisous.
Imagem: Estátua de Iracema (a minha favorita, existem outras duas). É uma foto digital de uma foto analógica. Havia toda uma série de fotos assim que eu perdi desgraçadamente. Odeio mudanças.