Fortaleza pra amar e visitar II

>> domingo, 24 de outubro de 2010


Pouca gente percebe, mas a verdade é que brasileiro adora cozinha e tem uma tradição importante neste sentido. Nossas cozinhas regionais rendem pratos que seduzem e satisfazem praticamente todos os paladares. O Nordeste como um todo tem muito tradição, uma cozinha que passeia do regional ao cosmopolita sem a menor reserva. A gente pode perceber isto através do pessoal que está nas cozinhas dos melhores restaurantes do país (e não estou falando de quem lava prato e descasca batata; apesar de que todo chef começa assim). Por exemplo, o braço direito (ou sub chef ) do Troigros é o chef Batista, paraíbano que lhe acrescentou vários sabores e galgou o seu lugar no Olympe, o melhor francês do Rio, inclusive o gostinho da cachaça Ypioca, esta demônia cearense rs.

Então, se você pensa que uma visita a Fortaleza só lhe possibilita delicinhas regionais, esta enganado. Citei no outro post o Café Santa Clara, um dos bares mais badalados que é O Chopp do Bixiga e vamos estender a lista de visitas.

No Shopping Bouganville (ou Buganvília), uma gracinha de shopping que fica próximo ao Shopping Aldeota, tem um dos endereços mais queridos e mais festejados de Fortaleza, o Restaurante Lautrec, um dos melhores franceses da cidade, fora que o lugar é um charme! No mesmo shopping tem um ótimo sushi bar e ainda, uma choperia da Heineken.

E já que falamos de sushibar, Wasabi é uma ótima pedida e ainda é lúdico, com o trenzinho automático que leva o sushi de mesa em mesa rs (kaiten sushi).

No ramo dos orientais, o meu favorito sempre doi o Asia Garden Chinatown no Shoppin Iguatemi. O peixe inteiro (no vapor) ao molho de gengibre é uma cousa de bom! Só demora a vida toda. Pede uns rolinhos primavera de entrada.

Uma ótima sugestão para café da manhã ou lanche de fim de tarde é o Montmarttre, os sanduíches são umas perdições, sendo que o meu favorito era Le Louvre. E tem a belezinha padaria Empório Delitália, também um achado na Fortaleza do Sol, em se tratando de café da manhã, especialmente pelo waflle com nutella.

Mas a dica de agora é de coração e é a Sucré patisserie (já falei sobre aqui e aqui). Quando conheci a Sucré, era apenas um espaço dentro da charmosa loja Carpe Diem, mas já era uma perdição, pelos chocolates, macarons e o atendimento fuefo. Hoje conta com sede própria, site, quiosques espalhados pela cidade. E a latinha de doce de leite? ♥

Saindo um pouco da comilança, falemos de moda na capital do Sol. A gente falou do comércio popular, do artesanato, mas é bom saber que Fortaleza tem toda uma veia modística (falei sobre aqui e aqui) e se engana quem pensa que é só moda praia. Praticamente em quase todas as regiões da cidade se encontra confecções, fábricas, lojas-fábrica e que fazem uma modinha bem arrumada, antenada, moderna e que anseia e muito se afastar do artesanato, o que acho uma pena, mas tudo bem. Muita malharia, jeans e correlatos. Para visitar e comprar atacado: Shopping Fortaleza Sul e o Maraponga Mart Moda, especialmente o segundo que também vende ao varejo e já me fez muito que feliz nesta vida, vestidóns de festa (London) e bijuterias incríveis (Ricca Bijoux). Que tempinho divertido rs.

Agora, se o que você quer é conhecer os rumos de "moda autoral" a dica é a famosa Rua Maria Tomásia, quase que no coração da Aldeota. A maioria dos nomes que desfilam no Dragão Fashion estão reunidos por ali. Garanto que tem muito o que se ver e que pode surpreender. Mas eu não poderia escrever sobre e não lhes recomendar uma visita ao Lino Villaventura em Fortaleza, né? Av. Sen Virgílio Távora, 304 - Meireles e morra com a parte 'acervo' da loja, ai de mim.


Por fim, nunca que eu deixaria de recomendar o bálsamo da gastação desenfreada: Monsenhor Tabosa. Mas não conheço uma chérie que já não tenha gasto um monte (dinheiro, paciência, sola de sapato) na Monsenhor Tabosa. Dica: se você é noiva e está de viagem marcada antes do casamento para Fortaleza, passe na Lela e pergunte sobre a linha especial para noivas ou sobre o serviço de customizar (cobrir de cetim rico) o seu sapatinho, que pode ser comprado ali mesmo.

Desejo a todos, a belezura utópica romântica da Iracema de Alencar.


Bisous.

Imagem: Estátua de Iracema (a minha favorita, existem outras duas). É uma foto digital de uma foto analógica. Havia toda uma série de fotos assim que eu perdi desgraçadamente. Odeio mudanças.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.