BOLO DE CASAMENTO

>> quinta-feira, 3 de abril de 2008

Um bolo para uma festa de casamento, ou alguma ocasião que se comemore de forma elaborada, é um bolo fino, ou seja, que recebe recheios diferenciados, que possua uma massa mais leve e de sabor especial e que receba o acabamento de açúcar, feito com pasta americana ou glacê mármore.

E você, querida noiva, sabe o que são estes acabamentos, o que vem a ser pasta americana?

É uma pasta que tem como base açúcar de confeiteiro, como o glacê mármore, assim como outros ingrediente que lhe dão liga para formar uma massa, uma pasta, que é aberta com rolo para então ser modelada, como o acabamento externo do bolo e sua decoração. A decoração ainda pode ser feita com biscuits, o que eu não gosto, ou flores naturais, que acho fino, ou com outros tipos de pasta para acabamento de bolos finos, pistilhos, em suma, inventa-se de tudo.

E o que interessa saber do que diabo é feito o bolo ou a cobertura?

Bem, se vocês não se interessam por saber o que servirão, como é feito, é porque não são bons anfitriões. Espero que pelo menos o cerimonial esteja atento. Eu e meu noivo somos os anfitriões de nossa comemoração e como tal sabemos de tudo, cada mínimo detalhe. O cerimonial que contratarmos terá a função, importantíssima, de fazer com que no dia, tudo fique em seus lugares e que tudo ande e conflua de acordo com o planejado ou ainda melhor e que consigamos driblar os mais que certos problemas que teremos. Mas NÓS SOMOS OS ANFITRIÕES! A FESTA É NOSSA!
Já falei que acho de profunda ingenuidade deixar tudo em mãos alheias, mas é questão de índole, talvez cósmica. Dois arianos, como nós, jamais fariam diferente.

Voltemos aos bolos...

A massa deve ser leve, mas com um sabor marcante, que provoque prazer ao degustar  e que realce seu sabor com o espumante servido, é o tipo de efeito que só um bolo fino faz.

A pasta americana não deve ter sabor forte que contraste com a massa ou com os recheios, como por exemplo, disfarçar o sabor forte da glucose com raspas de limão ou essência de limão. Fica péssimo e dá a impressão que é um bolo coberto com glacê real (claras, açúcar e limão)... olha, prefiro isso em merengues, não em bolo fino de festa. Por isso, exijam a degustação da cobertura do bolo.

Repetindo:

EXIJAM A DEGUSTAÇÃO DA COBERTURA DO BOLO!

Se o acabamento do seu bolo for feito desta feita, com uma pasta com sabor de limão, não haverá realce do sabor da massa, nem dos recheios e atrapalhará também o sabor do espumante servido, vai causar náusea nos convidados...ou seja, um desastre.

A massa... cuidado com bolo vendido feito bolo fino que não passa de receita comum que qualquer boleiro de padaria faz. Todos temos um sentido que eu muito aprecio chamado paladar. Usem-no! Sejam exigentes, afinal, vocês estão pagando.

O bolo fino tem um algo a mais, um segredo, um ingrediente que não se sabe ao certo o que é, mas que causa sinestesias maravilhosas! É como um manjar.

Recheio... o recheio deve ser tão ímpar quanto a massa. Um recheio de ameixa que não é igual aos demais, é mais cremoso, mais encorpado. Um crocante não é uma coisinha comum, são amêndoas caramelizadas e trituradas, ou ainda melhor, nozes... a baba de moça mais cremosa que você já experimentou em sua vida. Um recheio de chocolate é um ganache cremosíssimo que ativa todas as suas células de chocólatra. Um damasco exótico, cremes de patissérie francesa, frutas vermelhas, enfim, cousas que só um bolo fino, para uma festa fina te ofertam. Diferentemente disso, é bolo da padaria da esquina coberto com uma pasta americana para ter ares, pretensos, de um belo bolo.

Já discutimos a feitura da cousa, os sabores. Você, que encontrou a boleira perfeita, que te faz uma pasta americana levíssima, que harmoniza-se com a massa e não interfere, ou ainda melhor, glacê mármore , delicadíssimo!

Os modelos: você quer um bolo cheio de laços gigantes, ou toalhas de pasta, pombinhos, corações, um jardim em cima do seu bolo e este tipo de coisa...

Você é brega, não tem jeito. Pelo menos o bolo estará uma delícia. Massss, se aliado ao seu mal gosto, você escolheu  a massa com gosto de bolo de padaria, com recheio ‘xinfrim’ e pasta limonada... devo crer que você também servirá fermentado de maçã. É, né... só deus salva.

Por favor, melhorem, minhas queridas... ofereçam aos seus convidados serviços de boa qualidade, faça a sua festa ser algo memorável e não uma cafonice sem fim.

DICA 1: Ao invés de investir algumas centenas em um bolo mais barato que vai ter só aparência de bolo fino, que tal ser mais honesta com seu bolso, com suas intenções  e procurar alguém que te faça um belo bolo com cobertura de chocolate (chocolate de verdade), de repente com decoração com flores verdadeiras.


DICA 2: um bolo com cobertura de marshmellow espatulado. É muito fino! Inclusive um dos bolos mais solicitados da Paty Piva.

DICA 3: invista no seu bolo e pague uma boleira decente que te faça um bolo fino de verdade e não um arremedo!


Nomes:Isabela Suplicy, Paty Piva, Lê Malu, Carol Buarque, Ateliê Doce, Kandstore, etc.


Em Fortaleza, tenho alguns nomes que realmente merecem atenção:

Bom Bocado (não me canso de recomendar);
Élide Macêdo (a equipe é péssima, mas o trabalho é lindo);
Noélia (os mais delicados laços chanel para bolos).


Acabamentos perfeitos. São “as boleiras”, as mãos de fada para bolos finos em nossa Fortaleza do Sol.

Acrescento ainda, Lia Quinderé da Sucré, ‘Cordon Bleu’ da cidade, chocolates e doces finos por encomenda, patissérie francesa de verdade e faz bolos finos também sob encomenda.

Élide eu apenas vi a exposição de bolos no Fest Noivas 2008, e já comentei. Acabamento perfeito e muito talento para moldar açúcar e chocolate.

Noélia não vi pessoalmente, só por fotos, parece muito bonito.

E cadê o bolo do meu noivado, não é, minhas queridas?

Não foi, infelizmene, nenhuma destas distintas senhoras que o fez. Procurei uma boleira muito querida  e comentada por muitas ‘noivinhas’ (coisa feia, não é? É que nem o mãezinha, coisinha, feinha...).

Fest bolos, Rua Dona Leopoldina, 805.

Massa: comum.

Recheio: teoricamente crocante e chocolate. Ainda estou tentando descobrir onde estavam... não senti um crocante nem tampouco sabor de chocolate.

Cobertura: uma pasta americana muito bem feita, mas puro limão.

Em suma, um bolo apresentável, mas não estava nem de longe uma delícia.E eu já sabia que seria algo assim, já na degustação. Serviram só a massa, sem recheio e nem de longe a pasta. Ah, e literalmente ensopam a massa com calda, duas de uma vez, uma supostamente chocolate e outra baba de moça rala.

Não sejam ingênuas, isso não é uma delicadeza, é uma artimanha, para nebular a sem-gracice do sabor. Mas contratei , paguei a vista.  Fazem muita propaganda das tais caldas. Que ao fechar contrato, ganha-se como cortesia. Bem, descobri que, como meu bolo não era para casamento, eu não tinha direito, só se tivesse contrado um bolo maior, hehe. Ok! Mas, custa R$ 10,00 a garrafa (traga a vasilha) rs. Brincadeira, eles dão a garrafa, mas eu não quis, claro. Eu mesma fiz uma cobertura de baba de moça, bem encorpada, servi bem quentinha; já sabia que mereceria depois de sentir por todo o caminho o cheiro forte de glacê real que exalava do bolo.

O bolo ficou bonito? Ficou lindo, apesar de algumas imperfeições: estufamento daqui, umas furadinhas na cobetura ali, o trabalho de bico não estava simétrico eeeeee, não colaram a pasta na massa, acreditam?

É queridas... Deve-se sempre colar a pasta com glacê ou geleía, para que se fixe e não desabe na hora de partir o bolo, como aconteceu com o meu. Graças a tudo que é bom, tenho bom senso e fiz minha comemoração só para família, aqui de casa mesmo, pois do contrário morreria de vergonha.

E tem mais rs.

O modelo: foi criado por mim e levou a alcunha de sem graça por aprte de Dona Rosinha rs. A moça que atende foi chamar a própria boleira, para me convencer a mudar de idéia e fazer algo mais alegre, colorido, colocar corações, uns raiozinhos, talvez um panda. E ela veio. E ela tentou. E ela não conseguiu.

Contudo, são pessoas simples, que fazem o melhor que podem, que possuem um certo talento e agradam a uma certa parcela de público, os das toalhas de pasta americana e similares. Esta não sou eu.

Ah, e vocês precisavam ver a cara da mocinha quando entregou o bolo me perguntando toda aflita, se era assim que eu queria. E eu sorridentemente: é sim, chérie rs.




O meu bolo de noivado, todo branco, com detalhes em biscuit, infelziemnte, porque Dona Rosinha não faz decoração com açúcar com a alegativa de que fica grosseiro rs.

Em outra ocasião, mostrarei rosas de pasta americana e glacê mármore, dai veremos se fica realmente grosseiro, ou se depende do trabalho de quem faz.

Inté.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.