Macarons

>> quarta-feira, 11 de junho de 2008


Havia prometido há muitas postagens atrás que traria alguns escritos sobre essa iguaria da pâtisserie francesa, o macaron. Demorou, mas voilà.

Algumas revistas nacionais trouxeram matérias nos últimos meses falando sobre o macaron e que ele estaria chegando como um dos prováveis substitutos do bem casado, a mesma história com o brownie, e não é bem assim.

Como o casamento aqui pelo Brasil tornou-se o que há muito já é nos EUA, um grande evento, um grande acontecimento, que como tal merece toda a pompa, contando com profissionais de decoração, designers, acompanhando tendências, o mesmo acontece com os quitutes da festa, e o macaron tornou-se "moda" aqui no Brasil, ou seja, acompanhando as tais tendências.

Por que eu sou uma entusiasta do macaron? Por que é um doce francês? Por que é frescura? Por que é uma frescura francesa?

Algumas pessoas podem pensar em respostas positivas para essas perguntas, e até é mesmo. Eu adouro a pâtisserie francesa e adouro uma (como muitos podem entender) "frescura francesa". Por exemplo, Versailles é uma imensa frescura, e nem por isso é menos patrimônio da humanidade, ou não?

O vinho espumante que todas nós usamos em celebrações e para marcar datas importantes, é um hábito francês, e é sim uma frescura. Muitas das frases feitas que tantos usam por ai vêm da filosofia francesa, especialmente os engajados iluministas, e eram todos frescos, em vários sentidos. O salto acima de 10cm, super frescura ativar, é de origem francesa e o scarpin, mais fresco ainda, é francês. Então, queridas, por que simplesmente rejeitar a ideia de um delicado suspiro de amêndoas porquê é frescura francesa, se todos, no fim das contas, usam "frescuras francesas"?

Dica: eu acho muito fina a ideia do macaron, mas se ele tiver algo a ver com você e com o tipo de festa que você está oferecendo. D'outra feita, vai ficar artificial e forçado. Então pense se vale a pena para você, mas não vá sair por ai desdenhando. Isso é feio.

Se você for contratar o macaron de fora do seu estado, você vai precisar act by yourself, da melhor maneira Martha Stewart, ou então, você entrega ao seu cerimonial, e que este seja competente, para saber arranjá-los da forma delicada que merecem.

Particularmente, eu não acho bonito "mesas para macarons", como se fossem chocolates. Para ser bem franca, eu olho para as mesas de chocolates, em sua grande maioria, e acho tudo bregas.

Pra mim, pouco importa se vêm em peças de cristal, porcelana. Não gosto daquela parafernalha para exibir chocolateria. É questão de gosto. Uma bela mesa de chocolates conta com trufas, e tão somente trufas, todas juntinhas em uma grande bomboniére, ou os bombons em caixetas em formato de rosas, camélias, peônias, é mais fino. E outra coisa, acho que a mesa de chocolate desvia o foco do bolo. Eu gosto muito dos arranjos de mesas dos buffets de SP e RJ, em que doces, chocolates e o bolo estão juntos. Nada impede a beleza simbólica do corte da primeira fatia por parte dos noivos com uma mesa combinada como essas. Quer coisa mais simbólica do que os noivos entre os doces? Acho que foi por isso que colocaram o pobre do bolo sozinho em uma mesa, coitado, para que ele se destacasse dos outros quitutes. Certo que existem "mesas" e ""mesas"" de bolo, mas isso é conversa para outra postagem.

Voltando aos macarons, não pensem em uma mesa para eles, pensem neles junto com os demais doces, ou na cafeteria. Procurem as revistas em que saíram as matérias sobre os macarons e se inspirem.

Exemplo: na Confeitaria Colombo(RJ), que apresenta os macarons na mesa de licores e cafés, ao lado das trufas, em bomboniéres, acho lindo!

Aqui no Brasil, contamos com alguns serviços de macaron que entregam para todo o país. Sai caro? Eu acho que vale o investimento. Até porque o macaron gerbet, o menorzinho, sai mais barato que os bem casados básicos de Dona Conceição. São menores, mas são uma delícia, completamente diferente de tudo que você já provou, e é fino, très chic!

Contamos, dentre outros, com Carla Daudt e Lamponi, que entregam para todo o país, referência em macarons do país, Família Aquim. Em Fortaleza, contamos com Lia Quinderé, da Sucré, e com o buffet Lulla's. Sabendo de outros nomes, por favor informem!

Pena que não contamos com a Ladurée.






Quer saber mais sobre macaron, e exercitar seu inglês, leia aqui.

Bisous.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.