Preparativos de casamento: A Igreja

>> quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Eu prometo que qualquer dia desses eu posto aqui a tal da check-list, a ordem que você deve seguir para organizar os preparativos e a festa de seu casamento, esse blá-blá-blá todo.

Neste momento, quero desabafar...

Estou noiva há 8 meses. Organizo os preparativos para meu casamento há 3 meses. Teremos duas cerimônias e duas recepções, óbvio, primeiro a civil e depois a religiosa, que terão um intervalo de um ano entre elas.O civil é daqui uns 9 meses, ou seja, o religioso é daqui há quase 2 anos, e eu não deveria estar tensa e ansiosa como estou, mas EU ESTOU! Por quê? Porque tudo é infinitamente mais complexo e difícil do que você pensa, quando você quer algo realmente bonito, e eu realmente não fazia idéia que organizar uma cerimônia e festa de casamento seria algo tão complicado.

Muitos itens têm se mostrado problemáticos, desde os bem casados, à decoração, lista de convidados, etc. E um dos maiores problemas é a igreja.

Eu e meu noivo somos de uma formação católica, mas a desilusão muito comum à grande maioria dos católicos nos desviou de uma fé mais pronunciada. Falando por mim, eu creio em pó de pirlimpimpim e coisas boas que alumiam. Sempre mantive minha fé no Sagrado Feminino, que muitos podem entender como culto mariano. Então, desde que nos decidimos por uma cerimônia religiosa, eu mantive comigo o desejo de casar em uma igreja que leve um nome mariano. Na verdade, eu queria algo singelo, uma capelinha com um nome mariano. Mas não foi possível. O mais interessante é que no meu bairro, aqui na bela cidade do sol, Fortaleza, existe uma capelinha, que não é mariana, mas é uma capelinha de santa, Santa Luzia; um tímido templo branco, na Av. Luciano Carneiro, adornada por palmeiras. A capela é baratinha, R$70,00, mas apenas a cogitei em abstração. Ela seria concreta se o antigo padre de nossa paróquia ainda estivesse entre nós, o Pe. Frota. Ai não existiria outra. Mas, como ele já se foi, por motivos que eu sei quais, não me caso nesta paróquia sob hipótese alguma.

Numa projeção de minha paróquia até as próximas, fui me lembrando das paróquias marianas: N.Sa. de Nazaré e N.Sa. de Fátima. Especialmente a Igreja de Fátima, que fica no coração da cidade, que na minha opinião é a igreja mais casadoira de Fortaleza, com uma tradição de casamentos e fé mariana das mais fortes em toda a cidade. Essas duas igrejas, porém, têm dois grandes problemas: liguem para as secretarias, sacristias e falem com as "monstrengas" que lhe atendem que vocês vão entender o primeiro; o outro problema é que elas são enormes! Para um casamento como o meu, que vai contar com, no máximo, 100 pessoas, vai dar a impressão melancólica de igreja vazia.

E me dá muita pena, porque elas são lindas e não são caras.

Temos belas igrejas no centro da cidade, igrejas históricas, mas completamente descartadas por conta do perigo que as cerca.

Já um tanto desiludida, m'encaminhei para próximo de onde estudei por 5 anos, o Centro de Humanidades da UFC, a Igreja dos Remédios. É uma bela igreja, barata, mas quente, escura, com péssima acústica e perigosa; descartada.

Já me perguntando "onde anjinhos" haveríamos de nos casar, encontrei a Paróquia da Paz, e lá o Santuário de N. Sa. do Líbano. A igreja é linda, uma das mais belas da cidade, e ainda é exótica, com sua arquitetura bizantina, próxima à praia, no bairro Meireles, numa rua tranquila, linda e limpa, como poucas ruas de Fortaleza o são: perfeita.

Não é não. É tudo isso que eu disse, mas... existe uma espécie de cartel, com listas e restrições de profissionais, que fazem você pensar que o ramo de casamento é algo verdadeira e unicamente lucrativo, sem nenhum sentido humanizador... a igreja possui uma lista de profissionais que podem trabalhar/se apresentar nela; decoradora só pode uma; você é OBRIGADO a contratar músicos, mesmo que você não queira, e preferisse uma aparelhagem de som; e ainda tem que se ouvir uma senhora responsável pelo "atendimento" esnobar sua "desorganização", porque você não quer serviço de cerimonial, sendo que você absolutamente não pediu a opinião dela... isso é uma igreja...

Para ser bem franca, eu não fui bem recebida por nenhuma igreja que procurei. As pessoas que trabalham nas sacristias padecem de algum tipo de câncer espiritual, que toda hóstia, orações, água benta do mundo não parecem sanar ou aliviar a alma.

Mas, apesar de tudo isso, será a Igreja do Líbano mesmo.

E no dia, eu só verei meu noivo, meus queridos convidados, e Nossa Senhora do Líbano assomando à minha frente, abraçando-me no altar.



Mais informações sobre a igreja do Líbano AQUI.

UPDATE em 13/09/2010: e acabou que não foi a Igreja do Lìbano e na verdade não foi nenhuma. Optamos apenas pelo civil com festa a se realizar em 2011 ainda rs.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.