O lenço palestino
>> sexta-feira, 16 de julho de 2010
Quando chega o inverno é aquela loucura, todo mundo atrás das peças sazonais, casacos, etcetera. Os acessórios vem à baila com tudo, para fazer àquela gracinha no visual, que já se acinzenta naturalmente acompanhando a paisagem.
Dentre os acessórios que mais vemos desfilar pelas ruas no inverno estão os lenços e, entre os lenços está justamente o bendito lenço palestino; ainda.
A gente pode agradecer de coração à Balenciaga e seu desfile de 2006, que trouxe uma versão do keffiyeh, o lenço palestino. No ano seguinte foi aquela desespero, a peça tomou de assalto o desejo fashion de várias pessoas, em vários lugares e não foi diferente, óbvio, aqui no Brasil.
Serei absolutamente sincera, não acho o keffiyeh feio, nos palestinso e afins. Até gosto da referência étnica, mas não todas e se tem uma super complicada de se desdobrar e transformar numa informação de alguma coisa plausível, que não seja o mero comportamento de "Maria vai com as outras", este é o lenço palestino.
Esta peça não consegue se transformar numa brincadeira, como a camiseta do Che Guevera (que eu também acho cretina, mas deixa pra lá) ou a boina de guerrilheiro; eu por exemplo vejo uma boina e me remete a Sonia Rykiel rs.
Analisem bem, o lenço palestino tem toda uma carga política que alguém minimamente informado vai resgatar.
Fora que tem uma estampa complicada, aquelas franjas, aquilo só combina com Arafat feelings, é feio, caramba. Pronto, falei.
Bisous.
Imagem: Arafat.