Chapéu

>> quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Adouro, mas adouro mesmo um chapelón.



Deixa eu contar, uma chérie, que tem um luxo de blog lilás , o nome dela é Luiza, adouro esse nome (nomes são mantras pessoais, é porque as pessoas não sabem disso) está pedindo conselhos, opiniões sobre sua roupa de madrinha e sobre a possibilidade de usar um chapelón, numa cerimônia em casa, diurna, todo um contexto muito que possível.

Ela não me pediu conselho algum, na verdade a conheci dum comentário fofo que deixou aqui no blog ontem, sobre a fotografia escândalo do Roversi. Mesmo que ela não tenha me pedido, eu me meti a dar conselhinhos e pitacos e eis que me deu uma vontade danada de deixar tais conselhinhos e pitacos aqui, no nosso cantinho virtual!


Primeiro, falei dos melhores chapéus de casamento aqui e aqui. Se tem gente que acerta tanto neste quesito quanto os franceses e os ingleses eu duvido e sempre teimo que observando a gente aprende. Algumas coisas podem nos parecer bizarras e exageradas (como o chapéu que a Sara Jessica Parker usou num red carpet da vida, acho que um Cannes) mas são completamente normais entre eles, que têm o hábito de usar chapéu desde sempre e nunca abandonaram.

Já foi hábito no Brasil também, ams a gente largou de mim. Quero crer que por falta de artesãos. Temo que isso aconteça com a alfaiataria, mas me refiro a alfaiataria de verdade. Poucos nos restam e quase ninguém mais quer aprender.

Voltando...

Então assim, todos sabemos que, por uma questão de desuso e opção, o chapéu não faz parte do nosso costume, nem em casamentos, o que acho super lamentável.

Caso alguém não saiba, o uso de chapéu em casamento segue todo um protocolo, uma coisa que os europeus seguem diretinho, mais ou menos como o uso do fraque, que tem toda uma série de pormenores, só pra dar um exemplo.

Outras coisas que se deve saber... é que o tecido e/ou a cor do chapéu deve ser aparentado/próximo aos do vestido escolhido, o chapéu de casamento tem um estilo particular, que pode parecer um tanto excêntrico pra quem vê de fora, mas que eu acho lindo, só deve ser usado em recepções ao ar livre, diurnas, justamente para proteger, com muita elegância, as damas do Sol.

O problema pra se usar chapéu aqui no Brasil, em um casamento por exemplo, que seria uma ótima ocasião stylish, mas que as vezes se torna um tanto frustrante, é que como disse, não temos o hábito, então, quando se opta por algo assim, só você está assim, o que a priori pode não parecer o fim do mundo, poderia ser um momento para demostrar estilo e atitude. Contudo, se a pessoa for tímida ou se preocupa muito com a opinião dos outros a coisa toma outra porporção. A gente pisa num território que parece bobo, um simples chapéu, mas de repente se vê numa problemática cultural. Interessante, né? Depois o povo desavisado pensa que roupa é tolice.

Então, acho lindo, mas muito europeu e é uma coisa a se pensar com muito cuidado.

Dêem uma olhadinha aqui e aqui.

Ai, dá uma super tentação pra usar, né?

E pra terminar, vejam só como uma dama fica bem de chapeau.




rsrs  ♥

Bisous.


Imagem: acervo pessoal.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.