Xoxos da meia noite - São João é dentro da gente

>> quarta-feira, 3 de julho de 2013



Já reclamei por aqui do São João do Sudeste, ao menos estes festejos mal arranjados que chamam por aqui de São João.  Fora que estendem até julho e agosto, e chamam de festas julinas, e festas agostinas e ainda reclamam da precisão das datas do Nordeste, que quase nunca se estendem além dos primeiros dias de julho.

O problema não são apenas as datas ou a falta de identificação com a cultura daqui, que toca samba, pagode e funk em festa junina. É, pois é. Além, claro, das comidas, completamente triviais, como o caldo verde, que é uma delicinha, eu gosto, mas que é comida de todo o dia e não comida típica, da roça, dos festejos das festas juninas.

Não é por menos que as festas juninas são tradicionalmente festejos nordestinos, quase de raiz, apesar da herança francesa. O maior São João do mundo está no Nordeste, tanto faz Caruaru ou Campina Grande. O verdadeiro São João está nas musicas do Gonzagão, no carimã que faz nosso pé de moleque, nos vatapás quentinhos e no aluá (fermentado de milho ou abacaxi que se toma nessa época do ano).

Acho que peguei ainda mais birra, porque na tal "festa junina" que fizeram por aqui, em que emprestei meu cd de Luis Gonzaga, tive que ouvir xingamentos e desmerecimentos ao Lua, daí né, minha gente. O que fiz? Tomei uma cachaça (minha), fui embora e levei a música comigo. Eles que fiquem com a maravilhosa música sertaneja das duplas de cabelo de pica-pau. O que falar do atual sertanejo universitário? O quanto acrescentou à música brasileira, né mesmo?

O Sertão é Dentro da Gente, já versou um certo sudestino que eu aprecio bastante, logo, São João também.

Adendo: Tenho certeza que não fui a nenhuma festa junina que preste por aqui, que devem haver algumas muito boas, talvez várias. Então não se melindrem com o meu desabafo ;).

Inté.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.