A insólita Ilha de Guaratiba

>> terça-feira, 18 de junho de 2013


Semana passada fomos a casa da Ilha (ou William) de Guaratiba, herança do pai do Thiago. Já havia dado uma passadinha por lá. A casa está caindo aos pedaços, e desde a minha última visita está pior. E está passando por reparos/reformas, não sei bem como definir o que estão tentando fazer por lá. Não sei, só sei que aparentemente não está dando muito certo.

A rua está toda mudada por conta do Túnel da Grota Funda, que agora é vizinho novo. Atrás da casa, que antes era Mata Atlântica fechada, hoje passa o BRT. Mesmo assim, a Ilha de Guaratiba continua com mais jeito de meio do mato do que de bairro. É tudo muito simples, apesar de alguns casarões e sítios de veraneio. 

Adendo: É, o povo do Rio faz casa de veraneio dentro do Rio. A cidade é muito heterogênea, beira o escândalo, tipo, comparar Leblon a Bangu, por exemplo. Observava que os bairros de Fortaleza, apesar da diferença de um bairro abastado para um subúrbio, ainda mantinham alguma comunicação. Aqui de um bairro para outro é mundo novo, e um mundo paralelo, alternativo. 

As estradas têm banquinhas de venda de guaiamum (tipo de carangueijo), de laranja, de tangerina e se multiplicam as chácaras que vendem mudas de plantas da Mata Atlântica. Como a gente vê em cidade praiana fora da capital, sabe como? Até o sotaque das pessoas me pareceu diferente.

Apesar da casa maltratada, o espaço que eles têm é ainda um privilégio. O idh da região pode até ser pior do que o da Baixada, mas a vista, as orquídeas brotando no meio da rua e as bromélias floridas e por todos os lugares (sério, acho que brotou uma bromélia no meu pulmão) valem mais do que qualquer Shopping Leblon. Fora que o Fashion Mall é um pulinho ;).


Na entrada. 



O quintal


Do lado da garagem.


A vista de frente da casa.


Vizinho.


Dentro de casa.

Bisous.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.