Saudade da gastura (para iniciados)

>> quarta-feira, 12 de setembro de 2012


Eu confesso que estou meio atacada esses dias e sei que vocês, seus lindinhos, adoram quando estou assim, atacada ou seja, bocuda, ou, segundo Houaiss, verborrágica.

Os leitores fluminenses, cariocas me perdoem, mas estou com uma saudade da gota de Fortaleza, do Ceará, dos cheiros, da gente, do falar, do abuso das pessoas de lá, que é diferente, que é movido à lundu (não a dança paraense, mas um certo estado de espírito de porco) e a gastura. Que saudade da gastura. E, por tudo que é bom e que alumia, não me venham com a Feira de São Cristovão.Tudo bem, é simpático, tem chita, tem refrigerante de caju São Geraldo, mas para aplacar a minha saudade, não chega  à cochia do Beco da Poeira. Que por sinal, antes eu detestava e usava em discurso para fins ilustrativos da sacanagem. E hoje sinto saudade.

Dia desses passaram algumas cenas da novela do Tufão na praia do Peró, que fica em Cabo Frio, Rio de Janeiro. Parei pra prestar atenção, porque falam tanto desse lugar, Peró, Cabo Frio, casas de praia, chalés. E foi um susto, porque achei feio. Mil perdões, desculpa se estou destruindo o castelinho de areia de Ipanema de vossas mercês. Pensei que seria algo como as casinhas do Paracuru, mas né não. É feio, é acabrunhado. Mar turvo, diferente do degradê de verde e azul das praias da capital, que tragam as pedras e a Mata Atlântica. Nem me ocorreu as casas do Pecém, quiçá Jericoaquara, porque seria covardia. Tampouco as mansões à beira mar da Taíba, porque o Rio tem Búzios, Angra, lindaslindaslindas, é verdade, mas o Ceará todo, onde tem mar, são os verdes mares bravios do Alencar.

Aí,  para arrematar com laço de fita, assisti o Casa Brasileira com Gerson Castelo Branco, e vi a casa de Viçosa do Ceará, Paraqueira in Natura, rodeada por sete cachoeiras, telhado com toras de Carnaúba, talos de babaçu, madeira, pedra e vidro. E o vento, e o azul do céu e o cheiro das redes engomadas. Eu senti. Aí desejei a riqueza de uma casa dessas no Ceará, de uma riqueza que apartamento de Copacabana nunca irá abarcar.

Atentei que vai demorar um pouco pra conseguir um m² com rede de balançar engomada. Se hoje trabalho com que me dá prazer, decerto pago para trabalhar. Se começar é difícil, conjecture aí o recomeçar.

Inté.

Iamgem: plaquinha da casa mais linda de Fortaleza, um casarão na Santos Dumont, que um dia sonhei que compraria pra ser meu atelier.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.