Fast-fashion tupiniquins e o burburinho, agora é Stella filha de Paul

>> sábado, 26 de março de 2011


Dada a frequência com que repito este título de escritos, (vide aqui e aqui) creio que vai se tornar post fixo, tipo 'xoxos da meia noite', 'imagem do dia', cousas do tipo.

Mas é que acho super interessante o fenômeno fast-fashion, de terras estrangeiras e deste nosso Brasil varonil. Já considerava alguns pontos, refletia sobre em certas perspectivas e, após a leitura de caráter mais crítica do A Revolução do Fast-Fashion (rendeu até resenha que será/foi - não sei - publicada em revista) passei a observar ainda mais atenta e com milhões de pés atrás, praticamente a centopeia da insegurança.

Por que isso tudo, Eliza? Você vai esculhambar com a coleção da Stella McCartney para a C&A?

Claro que não, em hipótese alguma, pois: acho super válida e simpática coleções de grandes nomes da moda para lojas de preços populares, como Lanvin para H&M por exemplo (apesar do oportunismo descarado por trás de tudo, mas é assim mesmo); é uma maneira de, digamos, socializar informação de moda sem mil e um atavios e descaracterizações; é uma caminho (meio tortuoso, mas vá) de realizar algo que Chanel lááá atrás havia ponderado e que Monsieur Yves Saint-Laurent almejou.

É por isso que acho esta cousa das coleções especiais bacana.

Porém (e sempre há o porém) estes três motivinhos, bem mastigados que listei acima não são a orientação mote de quem, literalmente, limpou as araras de cabides marrom cabelo de Paul de Stella McCartney para C&A.

Em termos de consumidor, a gente viu uma certa postura antipática de gente que acha bonito desdenhar de lojas como a C&A, de quem compra habitualmente em lojas como a C&A e que abriam ali uma exceção para comprar as peças de "seda", de * "jacquard", e de corte (portanto caimento) impecáveis, bla,blá,blá.

Isso tudo pra comprar uma peça feita sim em larga escala, que não é exclusiva, que não é feita sob medida, cujos materiais não são 100% o que dizem ser, pois acreditem, os preços seriam muito piores rs. Será que vale todo o encômio histérico, minha santa? Amen.

Inté.

Imagem: Midsummer nights dream, Avenue jun/jul 1980.


*Jacquard é na verdade o método para produzir tecidos padronizados super especiais. Os complicados padrões ou valores são criados por todo o tecido, que é feito em teares e que cada tipo de tear produz um padrão distinto. A produção de jacquard é mega custosa, pois precisa de tempo e habilidade para criar cada novo desenho, em um processo super lento.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.