Fast-fashion tupiniquins e ainda o burburinho

>> quarta-feira, 24 de novembro de 2010


Escrevi um tempo atrás, aqui e aqui, sobre todo o burburinho e tudo o mais em relação a investida da C&A, nosso fast-fashion mais querida (na minha opinião) e a coleção do Reinaldo Lourenço, por sinal muito bonitinha.

Este ano passamos por fortes emoções desta feita e a maioria via C&A: Espaço fashion (mais de uma vez), Herchcovitch, Isabela Capeto, Maria Bonita Extra, e bem recentemente o Sr. Oscar Metsavaht para Riachuelo.

Mereceu até texto de nome conhecido, ao menos por nós que lemos os sites e os portais (por mais que nos acusem de roubar suas imagens e videos) e assistimos GNT fashion e fashion tv (por mais que a programação se repita e se repita ad infinitum). Acho interessante o discurso floreado, as pessoas afirmando que, sim, as coleções de nomes da nossa moda para as lojas de fast-fashion (algo que o valha), para alguns em especial, dada a euforia e até um certo histerismo, do Senhor Oscar para Riachuelo, que conseguiu, ao menos, segundo os floreios, chamar a atenção de todos. Acho antes que este "todos" deve ser repensado. Que "todos" cara pálida?

Todos do métier, mídia e afins, público formado por estas mídias? Tudo bem. Mas, se pensarmos num todo de fato, ah não foi mesmo. Ou você acha, de verdade, que todo mundo sabe ou melhor, quer saber quem é Oscar Metsavaht?

Deixa eu contar uma estorinha (assim mesmo, como sempre repito, porque aprendi com Guimarães Rosa e vá se lascar quem achar ruim).

Estava eu na C&A, num dia feliz que comprei para as meninas umas camisetas lindas dos Beatles, estava bem na época do lançamento da Isabela Capeto, tudo lindo e picorruncho. Passaram por nós umas mocinhas, nem sei como conseguiam andar, porque estavam todas penduradas numa edição da Capricho. Uma olhou para um vestidinho da coleção da Isabela Capeto e disse: que coisa ridícula é esta? São João já passou.

Uma outra mocinha a repreendeu e disse que era coleção duma estilista, Isabela Capeto. A amiga "desinformada" deu de ombros.

Você jura que esta mocinha lá diabos quer saber quem é Isabela Capeto, como se interpreta a identidade das criações Isabela Capeto? E você acha que ela é menos feliz por causa disso (pra ela, Capricho serve é pra ver gatinho, os tais colírios).

Pensem sobre.

E vamos lá, o público que compra na outra fofa, a Riachuelo, que brigou no tapa (corre a boca pequena) pelo nome do Sr. Oscar Metsavaht, não é exatamente mais "informado" em termos de "moda". Não tanto, talvez, como as bonitinhas e desesperadas e antenadas, candidatas a Alexa Chung da Baixo Gávea, que descobriram que não, não existe nenhuma Riachuelo na Zona Sul carioca.

Divagando sobre: as mesmas meninas que compram Capricho, por motivos diferentes, compram na C&A  por motivos diferentes, da mesma feita Riachuelo, Renner, Marisa (já viram a coleção do Snoopy, que fofa?). As antenadas, frequentadoras do Baixo Gávea que enlouquecem com a coleção do Sr. Oscar Metsavaht que não chegou aos bairros da Zona Sul carioca simplesmente porque não tem Riachuelo por lá, enquanto a coleção vai bem obrigada, nas sedes da Riachuelo pela Baixada Fluminense, Zona Norte

Não há problema algum em nossas marcas quererem alcançar outros nichos, abarcar outro público, contudo não sei bem se o caminho é, de fato, reproduzir certos fenômenos tipo H&M.

Ah, amanhã é o lançamento da coleção da Gloria Coelho para nossa fofa C&A. Acho lindo.

Bisous.

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