Porque os desfiles são como são

>> quinta-feira, 9 de setembro de 2010


 Conversar com os amigos é sempre bom, e com minha amiga Cida então rs. A conversa é sempre muito boa, íntima, sem pressa, mesmo por meios virtuais, porque ela está lá em Fortaleza e eu aqui, no Rio.

Conversando com ela, Cidinha, aprendi muitas coisas, sempre que a gente se encontra acontecem descobertas e redescobertas. Em nosso último bate-papo descobri que existe um evento de moda lá na terra do Sol e que já está em sua sétima edição, que é o Fortaleza Fashion Week, que eu não sabia que existia. Conhecia o Dragão Fashion, os eventos do Maraponga Mart Moda (que é um shoppig de fábrica super bacana),  mas o FFW, confesso e com vergonha que não conhecia.

E Cida também não, conhece agora, porque sua sobrinha linda, Bell, será modelo fofa da Miss Mano Petit ♥. Cida prometeu fotos e pormenores acerca, aguardemos ;)

Porém, o que suscitou a ideia destes escritos, foi a descoberta do eveento FFW. Muitas divagações sobre.

O evento se passará num lugar bem bacana, o Gran Marquise (que já apareceu aqui), um hotel lindo que fica na orla de Fortaleza. Inclusive já fui a um desfile lá, das maisons de noivas da cidade que foi... bem, deixa pra lé, né?

O certo é que tanto Cida quanto eu chegamos a mesma conclusão, o espaço pra eventos como desfiles é bem pequeno. Até mensurei que o espaço mais adequado seria o pier do Marina Park Hotel, que fica no Centro de Fortaleza.

Dai que levando em conta o tamanho do espaço, concluímos que o evento espera poucas pessoas ou então, é pra poucas pessoas.

Se a gente pensar direitinho e avaliarmos todos os desfiles, no final das contas eles são assim mesmo, para poucos. Muito diferente, por exemplo, dos desfiles da Moda Carioca da década de 1970, em que as grifes desfilavam nas ruas, totalmente aberto a quem quisesse ver. Ah, você não sabia disso?  Quem sabe também por isso, o movimento moda carioca não deu liga tempo suficiente, vai saber.

Eu sei, a Cavalera fez algo assim um tempo atrás, mas sinceramente, duvido muito que tenha conseguido o mesmo impacto que as grifes cariocas conseguiram, apesar do desfecho melancólico.

Houve época que recebia e-mails super ansiosos de leitores querendo saber como poderiam ir as fashion weeks. Decerto deveriam pensar que, por eu postar imagens dos desfiles, haveria de ter alguma relação mais direta com a organização dos eventos rs. Né?

Como só estava acostumada com o Dragão Fashion (eu adouro este nome) tentei (muito) entrar em contato e saber como funcionavam os eventos do eixo RJ/SP, para dar uma explicação oficial para as pessoas que me procuravam.

Descobri através do silêncio rs, que muitas vezes é o melhor mestre, que as semanas de moda são mais do que fechadas, mais do que o Dragão Fashion, que pra mim já era algo super elitista (por exemplo, no backstage que eu participei, nem a cabecinha pra fora, pra ver como as coisas estavam, era permitido rs).

Alguma coisa além do que se consegue saber sobre os eventos de moda via internet, a sugestão é pagar uma tv por assinatura e conferir a programação da GNT com Dona Lilian Pacce ou então passar uma temporada inteira conferindo desfiles da outra temporada (em termos de Brasil, isso pode ser uma tortura) na Fashion TV Brasil. Ou você vira uma top blogueira e né, é convidadinha pra tudo ;). Quanto ao critério da última possibilidade, confesso, não faço a mínima ideia de como isso acontece. Na verdade até faço, mas me imponho uma auto-censura salutar.

O certo é que, desde que os desfiles foram concebidos, lá nos tempos de Worth, que fechava seu atelier para suas clientes da então novíssima Couture, a cousa já nasceu um espetáculo e ode ao elitismo.

Agora, os motivos que fazem uma marca x, de caráter super 'pop', como muitas que vemos desfilar nas duas maiores semanas de moda do pais, ser tão ou talvez, até mais fechadas e elitistas que marcas de quem faz  moda com a qualidade do luxo aqui no Brasil, é que, realmente eu não entendo. Se a marca está nos shoppings mais populares, em multi marcas até, à mão de qualquer pessoa que frequente estes shoppings, se o consumo está ai para todos, por que restringir tanto assim os desfiles, que são a apresentação das novidades daquela coleção?

Uma vez uma certa blogueira me falou, numa troca de e-mails bem malcriados, que as semanas de moda eram destinadas aos profissionais do meio, a quem entenda das coisas, estilistas, stylists, jornalistas e que assim deveria ser. A quem entenda das coisas... rs.

Pra mim, isto tudo parece um truque daqueles com espelhos, uma espécie de ilusionismo, vejam o que não existe ou que existe numa espécie de repetição, que parece uma coisa incrível, mas que na verdade, não é.

Bisous.

Imagem: Eugénie pintada por Franz Xavier Winterhalter e trajada num legítimo Worth, cercada de suas damas;1855.

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