Dia do rock

>> terça-feira, 13 de julho de 2010


Neste dia do rock, mais do que simplesmente prestar homenagem a este 'movimento musical', vamos chamar assim, que possivelmente orientou não só a minha vida, mas a de trocentos bilhões de entidades por este mundo afora, é a gente parar pra se concentrar (tentar ao menos) neste também vasto mundo chamado Brasil.

Em termos de identidade nacional, seja lá o que isso for, o que é pra você(s) rock brasileiro?

É algo que soe parecido com rock e suas vertentes cantado em português?
Mutantes, Legião Urbana, Capital, Plebe Rude, Los Hermanos...

É toda a produção neste estilo, o rock, feita por brasileiros?
Sepultura, Pato Fu, Mutantes, Raimundos...

Ouço rock desde sempre, as mais diversas vertentes, desde a educação musical através dos Beatles (querido e velho pai) até as rádios que sonorizaram minha vida com Smiths, Joy Division, REM, Legião. Minha adolescência entre grunge, Madonna e o metal. Eu sei, é loucura e não faz sentido, mas eu amo caveiras e fadas, então...

Como podem perceber, eu caberia bem no lugar de alguém entendido como "eclético". Todavia, prefiro me considerar feliz e aberta ao que me toca o coração. Desde o Mozart, que tinha uma 'power atitude rock n 'roll' (rs) até às guittaras histéricas do Sonic Youth.

Sempre que tentei pensar, interpretar o que viria a ser o tal do rock nacional, nunca cheguei a lugar nenhum que fizesse sentido. E isso é muito bom. Tudo o que dá certo na terra brasilis assume uma postura de "samba do crioulo doido" que é a nossa cara, desde o new jazz da Bossa até o rock mais inusitado e 'maracatuzado' do Chico Science da Nação Zumbi.


Bisous.

Imagem: Mutantes.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.