Cousas de mãe e filha: ter ou não ter um blog, eis a questão

>> segunda-feira, 12 de julho de 2010


Contei via twitter que tive uma discussão (no sentido platônico da coisa rs) super reveladora e interessante com minha filha mais velha, Kelly.

Kelly, é uma adorável menina de 15 anos, que coleciona Vogues (Teen) e faz scrapbook com o que encontra de bom na Capricho e Atrevida rs. Gosta de filmes de terror, é louca por Tim Burton, chorou quando McQueen morreu. Ela costumava escrever um blog sobre como era completar 15 anos, mas desistiu, porque se sentiu pressionada, segundo ela, pelo blog da maman aqui, o nosso RQ. Eu me senti um coco, né rs? Porque o perfil de mãe devoradora não me agrada, messsmo!

Tentei, algumas várias vezes, convencê-la a voltar com o blog, questionando os motivos que a fizeram comparar um blog com o outro. Públicos diferentes, motivos diferentes e mais, pessoas diferentes por trás da escrita, deveriam mesmo motivar blogs distantes; mas ela seguia teimando em querer aproximá-los, em depreciação de seu blog.

Numa dessas tentativas chegamos a um ponto da discussão em que ela argumentava que, por tudo o que sentiu e a "deficiência em escrever" (tudo besteira, mas tudo bem) ela afirmava e ainda afirma que nem todo mundo deveria ter blog. Dai lembrei duma discussão que teve lugar pela bloguelândia, salvo engano, levantada por alguma menina de um destes blogs que as revistas amam, que a GNT ama coisa e tal, com a mesmíssima opinião, de que não é para todo mundo ter blog rs.

Acho esta opinião, em relação a opinião da minha filha, boba, e em relação a opinião das "super owners" dos "super blogs" (rs) numa certa perspectiva, pretensiosa até dizer chega. E temerária também. Até porque as matrizes de blogs em sua maioria são gratuitas e isso não é à toa. Como já tomei consciência, faz tempo, a Internet é para tudo e para todos, até (e talvez até um pouco mais,) para o que não presta e não vale à pena. Incluindo ai gente que sabe escrever, que, a priori, tem bom gosto, é refinado, é cult, mas se comporta feito um pulha miserável. Se uma pessoa de perfil de vida tão escroto se permite pessonhar por ai, por que uma adolescente cheia de sonhos e alegria (que nem a Rafa, a Tavi, o chatinho do Brian Boy  e recentemente o blog da Lola rs) não pode? Se tem curso ensinando a como fazer um blog pessoal, visando o sucesso (?), por que alguém não pode ainda fazê-lo de forma despretensiosa e ingenua? Por que tudo tem que assumir uma postura de tábua da salvação, bálsamo virtual e compêndio de MoMa online? Não é mais fácil entregar o cérebro brilhante às pesquisas? O Ozzy Osbourne vai fazer, né, que tal?


Segue a opinião da Kelly.



Durante um chá da tarde com minha mãe, conversando sobre várias coisas, começamos a falar de blogs. Eu tive um blog um tempo atrás, mas desisti, porque tinha medo de escrever e me achava sem conteúdo. Especialmente quando comparando com o blog da minha mãe. E eu acho que como eu, muitas donas de blogs por ai deveriam ter medo de ter blogs, porque estes blogs são de dar medo!

Muitos blogs que fazem sucesso não valem a pena. De tudo o que já li, a maioria têm o conteúdo fraco, textos péssimos, só falam abobrinha e alguns destes conseguem o tal sucesso através de postagens podres e puxando o saco de grandes marcas.

Eu li uma revista que citou alguns blogs famosos e como chegaram a ter tantas visualizações e acessos que é o que representa o tal sucesso dos blogs. Um destes blogs dizia que o motivo para ter se tornado um blog famoso foi ter começado a fazer uma postagem sobre o esmalte que a pessoa está usando.

Bem, eu cresci vendo a minha mãe pintar a unha de cores altamente fashion e cores que ninguém sequer tem igual, e nem por isso ela criou um blog pra isso e ninguém ficou pagando ela para mostrar a unha na internet e fazer sucesso.

Eu tenho 15 anos, mas eu me acho criança e pode parecer criancice o que vou dizer, mas é o que penso. Tem muita gente ruim por trás de um monte destes blogs famosos. Gente que vende idéias ruins das coisas, da moda, etc. Gente que acha certo fazer pouco, como se fosse brincadeirinha, da pobreza das pessoas, fazer piada. Se acham muita coisa sem ser, só porque são as poderosas donas de um blog que um monte de gente retardada acha grande, inclusive estas pessoas mesmas. Ter dinheiro e vestir roupa de marca não é nada se você não tem coração.
Eu realmente acho que estas pessoas não deveriam ter blogs, mas elas tem e eu acho errado.

Kelly.


Né rs? Adouro.


Para constar, Kelly vai começar (já começou) uma etapa como colaboradora do RQ. Estou amando. Dentro em breve postagem sobre esmalte amarelo rsrs. Irônico, mas tudo bem.

Kelly começou um Tumblr, confiram que está muito fofinho rs ♥.


Agradeço a Mel que deu a ideia da postagem ♥



Bisous.


Imagens: Brian Froud.


Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.