Flashionistas in Black Dress

>> quinta-feira, 5 de junho de 2008

Constance Borges da adorável coluna virtual Bem-Casadas, é sempre fonte de bom gosto e inspiração para meus escritos. Hoje, novamente, motivou-me a escrever sobre algo que eu já havia escrito e que fazia planos d'escrever um pouco mais sobre: Black dress in the wedding party and bridesmaids!
É, de fato há toda uma crendice sobre o uso do preto em casamentos ou o uso do branco e correlatos para a noiva, etc.
Preto, dizem, é sinal de "agouro", de "energias ruins" e o branco significaria a pureza e candura da noiva. Donc, não é bom ir de preto ao casamento, e o branco é a cor da noiva por excelência, já que é a tradução de sua candura, inocência, pureza.
Bem, em relação ao branco logo de cara, nem virgens de 15 anos são mais puras, oubliez ça! O branco para noivas ficou como uma tradição, uma grande tradição, a cor da noiva, independente dela ser virgem-casta-pura ou não, pois o branco não fala mais disso, mas sim da ritualística tradicional de um casamento. É como o véu, que remete à tradição medievalesca de que só mulheres casadas poderiam usá-lo, fazia parte dos rituais de passagem de um estágio da vida para outro. Ou ainda, a ligação da imagem da noiva com Maria, que sempre está com a cabeça coberta, associando assim a noiva a um ar de santidade,...
Desculpem, mas que babaquice!
Ora, vamos casar de véu, mas não vamos continuar usando-o como sinal de que somos casadas e pior, de que somos uma metáfora da Virgem Maria! Uma homenagem é uma coisa, mas querer dar a impressão de que se é santa católica é demais!
Voltando de novo, o véu é um símbolo que faz parte da ritualística do casamento, o véu hoje muito mais fala enquanto acessório do vestido do que de qualquer outra cousa.
O preto, por motivos óbvios, porque é a cor do luto para o Ocidente, é desaconselhado como cor de madrinha, pois representaria o tal "mal agouro". Eu acho esse motivo uma idiotice sem fim. São bobagens essas, não acho que preto é agouro, que branco é a cor da pureza, se fosse por isso não existira noivo de smoking nem fetiche com minúsculos acessórios branquinhos, fora que, por que só é agouro roupa preta se for mulher? machismo até para indumentária é dose!
Back to the point, a grande questão para mim é: a cor escolhida pela noiva deve ser só dela. E o preto é lindo, lindo demais, uma bela mulher de preto sempre será o centro das atenções, inclusive penso o mesmo do vermelho, por isso acho que devem ser evitadas essas cores, pelo menos em casamentos aqui na Terra Brasilis, que não se tem o hábito de se vestir as damas, madrinhas no mesmo tom, como in USA (falarei sobre), como os americanos fazem, eu acho que fica harmonioso e não tem aquela paleta louca de cores que vemos em geral nos altares daqui, geralmente com vestidos horrorosos!
Mas enfim, já vi imagens de um lindo cortejo de bridesmaids in black, gorgeous! Em harmonia com as cores da décor, achei tudo! Há quem ache brega, ok...
Mas pensem no caso: um altar, pessoas variando em tons pasteis, uma noiva de branco, uma das madrinhas de preto... para quem você vai olhar, no meio de tantas cores leves, o que vai te chamar a atenção?
Para quem assistiu Sex And The City, lembram de um episódio da segunda temporada, em que há um casamento e Charlotte vai com um amazing, backless, black satin dress? Vocês lembram o porquê dela ir de preto?
"I've been tastefull and apropriate at seven weddings. It's always: Dont' look at me look at the bride.
This time people are going to look at me!"

rsrsrsrs
É muito ótimo este episódio, um dos meus favoritos e é bem por aí que penso também, vão olhar para você e muito com um vestido assim! Todavia concordando que realmente é lindo um belo e bem escolhido vestido preto.

E ela, Charlotte, repetiu a dose no filme que estréia nestes dias:


Um deslumbre este altar, não é? além de uma bridemaid in black temos uma in red! Aliás estão todas maravilhosas! Assim, eu queria!

Bisous e conversem com as bridesmaids de vocês, cheguem a um acordo!

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.