Receita de Páscoa
>> quinta-feira, 20 de março de 2008
Estamos no Ostara, err... digo, Páscoa. Nem só de chocolate se faz uma Páscoa, apesar de que aqui em casa, estamos soterrados em chocolate^^: torta ganache de chocolate, bombons de cereja, brownies, brigadeiros, e os tradicionais e comerciais ovos de chocolate. Isso tudo porque estamos em um mês, não só de festa cristã, aqui por casa, mas também de aniversários na família, do noivão, da noivinha e da filhinha!
Maaaaaaaas.... A dica que quero dar de receita é uma delícia, fácil, requintada e barata!
Torta "escondidinho de bacalhau"
Eu vi esta receita uma vez em um programa dito feminino destes da tv, fiz umas adaptações, como sempre e voilà, nasceu minha receita.
Só precisa de: 300-400gr de bacalhau, que pode ser do mais baratinho, Saithe, ou mesmo o Porto (eu recomendo, pelo pouquinho de bacalhau que vai, que se use o Porto, afinal não sai tão caro); 1l de leite; azeite; alho;cebola;pimenta do reino;
1/2kg de batatas; margarina; sal a gosto; um pouquinho de leite; mais ou menos 200 gr de azeitonas sem caroço; mais ou menos 100gr de tomate seco, acompanhando o azeite de seu preparo.
Você precisa dessalgar o bacalhau: 24hrs de molho, trocando a água a cada 4 horas.
No dia do preparo, cerca de algumas horas antes, você vai ferver o bacalhau em um litro de leie. Deixe levantar fervura, mais ou menos 25-30min. Deixe esfriar, tire a pele, as espinhas e desfie. Ele já estará no ponto certo de sal e cozido.
Então, você vai preparar um refogado rápido: azeite em uma caçarola, primeiro a cebola, depois o alho, deixe dourar, dai acrescente o bacalhau desfiado, 5 minutos mexendo, pitadas de pimenta, reserve.
Faça um pure de batatas.
Dica: use pouco sal, quase nada. Mesmo dessalgando o bacalhau, ele fica ainda com o sal bem firme.
Amasse as azeitonas, formando uma espécie de pasta.
Agora, vamos montar!
Em uma refratária, forre o fundo com o bacalhau refogado, por cima o purê, sobre o purê a pasta de azeitonas e sobre estas os tomates secos, distribuindo por último o azeite dos tomates secos sobre tudo, 10 minutos de forno, está pronto, é uma delícia!
Então, prepare este prato, é divino, não dá trabalho nenhum, para mim, pelo menos. Mas sério, eu acho muito difícil errar este prato, se bem que minha madrinha consegue estragar até brigadeiro... acredito que como ela, há muitas...Brincadeira, fia (é não).