Mudanças de planos em casamento

>> quarta-feira, 19 de março de 2008

Como tudo na vida, mudança de planos para quem tinha planos, para quem é organizado, acomodado que seja, pode significar as vésperas de um surto psicótico. Mas não é.

São só mudanças, as estações mudam... certo, em alguns estados, alguns países, mais que os outros.

Mas não fiquem nervosas, vocês ainda terão bem casados e lindas alianças douradas, mesmo que não sejam Tiffany's, Vivara, H. Stern, e seja da Ótica Evangélica do centro da cidade.

E mesmo que seus bem casados não sejam da D. Conceição ou de alguém que tem propaganda na Vogue, mas sim da tia da cunhada do primo do seu noivo, que sabe fazer bem casado. Provavelmente, será um ótimo bem casado, só estará uma embalagem brega, mas não tem problema! A embalagem se vai mesmo... A não ser que seja aquela lindíssima embalagem em formato de rosa da D Conceição, que ninguém faz igual (que ódio!), só uma alma muito impura para atirar aquilo ao léu.

Vamos ver, o que mais pode dar errado?

Por exemplo, se você escolher uma decoração laranja, ou amarelo espanta-mosca, e você chegar ao buffet, seja lá onde você for comemorar, e deparar-se com um tom pastel, salmonzinho, bem delicado; se eu fosse sua cerimonialista, provavelmente suspiraria de alivio (e teria culpa...). Mas não se descabele! As pessoas olharão e vão fazer "ai que belo", "que delicado".. não chore! Deixe para chorar na hora da benção das alianças.

Esses são detalhes bobos que até podem, como falei, salvar sua festa.

Por exemplo, alianças mais baratas, porque não têm uma marca, podem te deixar dinheiro para investir em outra coisa, móveis para casa, por exemplo. Do mesmo jeito os bem casados. Se bem que com os bem casados, você ainda terá o problema da breguice, por exemplo: as pessoas pensam que o bem casado tem que vir na embalagenzinha de crepom e fitilho, só e somente. Às vezes com as cores da sua decoração ou aproximada, porque papel crepom é chato de encontrar tons certos. Ai jogam, empilham, em cima de mesas, fica com cara de que alguém treinou basquete com eles... uma mesa com bem casados simples tem que ter algum charminho, porque senão fica parecendo que alguém dançou o vira em cima da mesa. Darei dicas em outro tópico.

Voltando, estou tentando consolar, viu? Não se melindrem comigo, quéridas!

E as cores já falei, se o seu decorador procurou desesperado sua cerimonialista implorando para trocar as cores, e eles em conchavo fizeram, você ainda sai ganhando, e ainda pode processá-los para ter o dinheiro de volta, não é ótimo?


Agora vamos a coisas realmente dramáticas.

Bolo torto, ou doentinho, com cara de ebola, gripe aviária...
Bolo com acabamento medonho...
Um topo de bolo tipo chumbo que faz a pasta americana afundar...
Uma pasta americana com tanto, tanto gosto de glucose de milho, mas tanto, que as pessoas que provarem farão cara de origame amassado...
Tenham medo disso!
Primeiro indicativo de que algo assim pode acontecer: se a boleira fizer seu bolo com má vontade. E você pode saber disso pelo olhar dela, por coisas ditas, como "que coisa sem graça que você escolheu", "não se faz isso"; a típica cara de gente que não parece que trabalha com doce, e que eu realmente não entendo. Ou se os funcionários da boleira tiverem cara de zumbi, ou de alguma coisa esdrúxula: CUIDADO!

Atraso do padre, pastor, rabino, o celebrante. Já pensou, o dito cujo chegar depois de você, querida noiva?
Pode-se cobrar uma taxa de atraso do padre? Certas igrejas cobram da noiva, não é? Deveria ter o contrário - alguma cerimonialista que me leia, ou alguém que queira levar a idéia a uma, por favor o faça!
Porque o celebrante chegar atrasado pode ter projeções desastrosas, desde atraso em todo o resto, convidados que vão embora, até uma crise de nervos que nos faça não conseguir sair do carro, ou não querer tirar o álbum de casamento do fundo da gaveta. Fora os sentimentos ruins que você vai sentir contra o celebrante de sua cerimônia de casamento.
Portanto, pensem direito e pesquisem. Antes uma casamento celebrado em 15 ou 20 minutos que o atraso do padre, isso é imperdoável!

Mais uma coisa, se você contratar um profissional de música e lhe der um repertório sacro em latim e músicas em lingua estrangeira, CUIDADO! A criatura pode ser um impiastro que coloca em seu repertório músicas em inglês, francês, LATIM!, que nunca teve em suas mãos um dicionário Oxford, um Larousse, e um Latina Essentia(?!)... ou no mínimo nunca frequentou um curso de música decente em um conservatório.
A voz humana é um instrumento, e uma língua, em sua complexidade, é como um conjunto de acordes. Portanto, como um músico pode escolher uma língua estrangeira que não domina?! É como afirmar que é violinista sem o ser! Bons músicos, que realmente têm música em suas correntes sanguíneas, não são desonestos ao ponto de terem em seu repertório algo que não dominam.
Portanto, cuidado com quem contrata, principalmente profissionais com repertório em língua francesa; inglês, todo mundo esculhamba mesmo. Parece que é, sei lá, fetiche, acabar com a língua de Shakespeare e Milton. Mas, enfim, parece que faz parte do inconsciente coletivo ficar "bodejando" pensando que está cantanto em inglês. E o grande culpado disso é o "We're the world", principalmente a versão Sol, cf. repertório BBB.

Ai, eu tenho tanto abuso disso...

Acredito que tenham mais "gongos" (você não entende o gongo? Imagine o gongo, imagine alguém que foi gongado, a situação vexatória, tudo de ruim, péssimo, gongo!)

Mas postem vocês em comentários, para que nos previnamos.


Eu tenho dicas de mudanças de planos nestes três quesitos.

A primeira de todas, pesquise, perturbe sua cerimonialista para lhe dar certeza, pegue no pé. Se você for por demais tímida e não tiver coragem de insistir, pedir referências, peça ao seu noivo, suas madrinhas, sua mãe. Tenha certeza do que está contratando. Isso é o mais importante, evita aborrecimentos e outros sentimentos ruins.

Mas, se você cometer alguns deslizes, e deixar as coisas correrem frouxas, há algumas atitudes a tomar na hora e pós: nada de choro, tente disfarçar e faça, acima de tudo, esse dia ser inesquecível.

Se o bolo estiver torto, dirija-se ao cerimonial e mande imediatamente cortar e servir o bolo a todos, afinal, você não vai querer guardar fotos de um bolo que ficou um desastre, não é?

O caso do padre é bem mais grave, pois ninguém anda com um dentro da bolsa... então, tenha muita presença de espírito, pense em coisas boas, e que o que vale é a hora do "sim".

Os músicos, é uma avacalhação um negócio desse... eu realmente nao sei, não contrate! Se você não tiver noção de lingua estrangeira, não vai doer muito, mas pense nos seus convidados; se eu fizesse um negócio desse, minha madrinha me matava, isso se eu não me esbofeteasse antes, ou aos músicos, ou ambos.

Mas quando você for apreciar o trabalho desses profissionais, e você não entender uma linha de lingua estrangeira, procure alguém que possa lhe ajudar, que seja muito honesto, e que tenha uma boa noção das línguas em questão. Ou contrate uma aparelhagem de som e uma igreja que aceite. Evita tantos aborrecimentos... fora que é moda nos EUA, casamento com Ipod, tá, meu bem? Fora que quem vai te dar uma dicção perfeita da Ave Maria de Bach, e qual teclado vai chegar perto de um órgão?!...

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.