Sobre casas e bibliotecas

>> quarta-feira, 19 de março de 2008


Que tal uma biblioteca em casa?
É, um acervo pessoal de livros dos escritos que fazem bem ou mal à humanidade. Mal, desde Schopenhauer, que mandava empurrar velhinhas de escada, confesso que às vezes me dá vontade, até a Bíblia.

Tudo bem, uma biblioteca pode variar bastante, considero meu acervo de quase 400 livros uma biblioteca, apesar de caberem em algo mais de uma estante. Mas quando eu tinha somente uma prateleirinha, eu também olhava e dizia, é minha biblioteca pessoal.

Livros são como um legado, patrimônio, um bem que você se faz e faz aos seus. E você não precisa comprar as novidades da Companhia das Letras, ou a reedição d'A Hora da Estrela, da Clarice, que acompanha o audio book com a voz da Maria Bethania, que custa 50 reais, faça melhor, procure, garimpe em sebos, uma 2a edição da mesma, que você encontra por este valor, um livro que vem carregado de história, de lágrimas, de tempos e leituras e releituras de alguém que se deu aos escritos de Clarice Lispector.

Outra coisa, dica de quem realmente lê livros, os devora, os sente, não encaderne suas edições. Isso é coisa de material escolar, ou seja, do Fundamental. Tira a vida externa do livro, é como uma árvore envolta em plástico.
Ah, está bem, preserva, conserva, ... tudo balela, porque não evita que as páginas amarelem, e ainda fica um plástico grudado no outro na prateleira.

Voltando, pense em uma biblioteca em casa. Vá a sebos, assim como você vai a lojas de decoração e utensílios domésticos, com avidez para fazer de sua casa um lar; com toda a vontade que você vai comprar um potinho para guardar o arroz para o dia seguinte, pense em ter ao alcance de sua mão e retinas uma Antologia de Bandeira, um Larousse cozinha, um bom dicionário de língua portuguesa. Ou vocês acham que porque vão casar que devem permanecer enclausaras na mais completa ignorância? Pensem em livros, em bibliotecas, como parte integrante de um lar, pensem assim, como pensam as mais distintas, e não necessariamente ricas, british ladies.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.