Faire de la cuisine - coisas que se faz com Lambrusco

>> quinta-feira, 13 de março de 2008

Pour faire de la cuisine!

Uma receita portuguesa que eu adaptei ao meu jeito e faz parte do grupo das coisas que se faz com Lambrusco - procure no Pão de Açúcar.

Eu adoro carne de peru, ao contrário do que muitos pensam, eu não a acho sem graça, sem gosto. Ora, depende de quem a faz e como faz. A dica é utilizar vinhos que perfumem a amaciam a carne e ervas, como orégano e alecrim que deixam a carne de peru simplesmente irresistível!
Eu chamo este prato de peru à Lambrusco e você vai precisar de...
... coxas de peu, claro;
sal e pimenta (do reino)branca;
alho;
orégano
limão;
vinho branco frizzante Lambrusco.
Eu preparo assim... em uma assadeira coloco a coxa de peru, com a pele, e tempero em primeiro lugar com sal e pimenta. Amasso alho, pitadas de sal e orégano, para formar uma pasta. Unto, com esta pasta, todo o peru. Daí rego a carne temperada com vinho e coloco rodelas de limão sobre o peru. Polvilho com um pouco mais de orégano, deixo pegar gosto por uns trinta minutos e levo então ao forno médio para assar - não precisa de papel alumínio, nem de azeie, óleo, margarina...

Aproveito e cozinho, previamente, babatas cortadas em rodelas com um pouco de sal, deixe-as cozinhar por 10, 15 min, ou seja, sem cozinhar por completo, daí coloco-as junto com o peru para ir ao forno; terminam de cozinhar com o molho deste assado e fica, assim, todo o conjunto, uma delícia!
Se for fazer e quiser combinar um vinho para servir: sirva com um Sauvignon Blanc, apesar de ser carne vermelha, é de um preparo tão leve que casa melhor com brancos.

Outra cousa para se fazer com Lambrusco
Um belo bolo, com um sabor sofisticado!
A receita original pede o uso de Champagne legítimo, massss, eu contava ainda com este Lambrusco e queria muito testar a receita meio híbrida, donc voilà!, fiz e ficou maravilhoso! Um sabor inigualável e uma apresentação lindíssima!

Fiz este bolo muito rápido, dessas vontades repentinas que vem sei lá d'onde de fazer algo bom para quem se quer bem. Foi o bolo de nosso lanche e se foi tão rápido quanto o fiz, o que me deu cá muito gosto^^!

O ramo de festas no Brasil está cada vez mais lugar comum. Por exemplo, nossas boleiras são, vamos dizer, pouco audazes nos preparos dos bolos. Imagine só, uma decoração verde e branca, um bolo todo branco e sua massa verde como este, que coisa divina, que encanto causaria a todos, fora o sabor do bouquet do espumante/champagne da noite acompanhado também no sabor do bolo, mas... é pedir um tanto demais, não é?!?

Receita do bolo? Olhe, acho que a receita original é de um chef americano, eu tenho umas 4 receitas diferentes, conjuguei e conjurei três e nasceu a minha. É uma receita de bolo que leva as claras em neve por último, mas não é pão de ló. Na verdade é algo bem Ofélia, um bolo tipo matrona. Certo, é esta receita, com mais ovos, cerca de 6 e só as claras, não vai gema. Ao invés de leite, champagne, espumante. Se quiser usar essência use uma que acompanhe o bouquet do vinho branco espumante, como flores, frutas, etc. Use um bom colorífico alimentar, algumas gotas. Forno pré-aquecido médio, 40 min de forno brando e pronto!

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.