Carta de vinhos para festa. Segundo passo: saiba mais sobre a bebida de perlage, vinho espumante

>> terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Mas Madame, por que falar tanto, dicutir sobre bebidas de festa, como os espumantes, se podemos deixar tudo a cargo de nosso buffet, cerimonialista?
Simplesmene porque deixar os rumos de SUA FESTA completamene nas mãos dos outros é no mínimo ingênuo.
É importante tomar consciência de que até podemos nos deixar guiar por terceiros, quando de confiança, mas não por completo, é tolice.
Ora, saber diferenciar, pelo menos de nome, um cava de um champagne já é muito importante na hora de acertar com uma distribuidora, com o próprio buffet, para questionar valores e afins, fora que tomarão ciência de que não tratam com um néscio.
Ainda em relação à distribuidoras, sempre vão "sugerir" marcas, sempre as mais caras que nem sempre é a melhor opção. E, se você for completamente desinformado, vão acabar te passando um espumante caro e de má qualidade, portanto cuidado!
Dêem uma olhada AQUI , não precisa encomendar suas bebidas com este fornecedor, mas é um lugar de negócios, mas também de informações; ler sobre é sempre bom. Este site, além de distribuir bebidas, faz entrega destas para todo o Brasil, inclusive com transportadora própria, traz a descrição dos produtos, em suma, uma boa fonte de conhecimento.

Não estou afirmando que você deva se tornar o mais completo conhecedor de todos os itens que se referem à festa. Todavia, informações são sempre bem-vindas para quem sabe usá-las, portanto leia, adquira conhecimento acerca.

Mais sobre o mesmo...
Espumante é um vinho fermentado duas vezes, que tem nível significativo de dióxido de carbono, o que faz com que borbulhe ao ser servido, a perlage!
A fermentação natural pode ser feita de três maneiras:
Método tradicional ou champenoise: dentro da garrafa.
Método charmat: fora da garrafa. Hoje em dia é o mais utilizado, por ser mais barato.
Método asti: segunda fermentação é feita em autoclave, com bebida em recipiente aberto, depois fechado até atingir a pressão desejada e finalmente engarrafada.

Dependendo do país, os espumantes recebem diferentes denominações.
Espanha: Cava
França: Champagne
Itália: Asti spumante, Lambrusco, Franciacorta e Prosecco
Austrália: Cabernet Sauvignon e Syrah/Shiraz
Alemanha: Sekt
Romênia: Vin Spumos (Zarea)
De novo... o controle sobre o uso do nome champagne, por exemplo, é tão rígido que mesmo um produtor francês de outra região que produza um espumante semelhante aos de Champagne não pode usar esta denominação em seu vinho.

Tipos de espumantes, já falei um pouco nos escritos passados, mas vamos lá...
Brut, extrabrut, brut natura, dry, sec, demi sec e doce (que já não é fabricado).
O sabor do espumante varia muito, dependendo da uva utilizada e da dosagem de açúcar (um brut, por exemplo, leva menor quantidade de açúcar).

Asti, prosecco ou champagne? Para reforçar!

Entenda a diferença no significado desses termos, pois é culto e fino:
Champagne: denominação de origem imposta pela Comunidade Européia. Só os espumantes dessa região da França podem se chamar assim.

Espumante: nome "genérico", utilizado para todo vinho espumante fermentado duas vezes.

Asti: denominação de origem imposta pela Comunidade Européia. Só os espumantes dessa região da Itália têm esse nome. Normalmente têm baixo teor alcoólico e são mais doces.

Prosecco: é um tipo de uva semi-aromática, normalmente utilizada nos espumantes Asti. O prosecco pode ser feito em qualquer lugar, afinal, esse é o nome da uva.

Cava: denominação de origem imposta pela Comunidade Européia. Só os espumantes da região espanhola da Catalunha.

Santé!

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.