Carta de vinhos para festa. Primeiro passo: nem tudo que borbulha é champagne - o que escolher para o brinde.

>> segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Começando...

ESPUMANTE E CHAMPAGNE NÃO SÃO A MESMA COISA. Só tem o mesmo sabor se você for leigo e o fato de você ser leigo não faz de você um mal educado, portanto não o seja, não troque alhos por bugalhos. Temos um problema grave no Brasil de respeito à propriedade e reconhecimento do que é dos outros. É a mesmíssima postura de quem furta uvas no supermercado, é um ato criminoso, de leso público ou moral. Do mesmo jeito chamar um "fermentado furreca de maçãzinha" de Champagne é um dos cúmulos da ignorância e a ignorância é a mãe de todos os malefícios, vem tudo daí, acreditem!

Vamos lá.

Champagne é marca registrada. O vinho espumante elaborado fora da região de Champagne, somente pode ter o nome de espumante, porque a França estipulou uma lei que conserva a eles o direito deste nome - Champagne. É lei, respeitem as coisas, respeitem para ser respeitados, é saudável, não arranca pedaço e faz de você uma pessoa melhor.

Não existe Champagne barato, espumantes baratos tem um monte, inclusive que não deveriam receber o nome, porque não passam pelos processos que originam os vinhos espumantes, champenoise ou charmat, como alguns "vinhos", que são tudo, menos vinho, deveriam ser considerados venenos, pois desencadeiam uma dor de cabeça cavalar.

Champagne
é uma bebida cara sim, pois ela tem toda uma elaboração artesanal aliada a uma simbologia, a uma aura de glamour e encantamento. É a bebida dos brindes, dos momentos de alegria e fortuna. É uma bebida que t'embala a alma, provoca sensações sinestésicas, mexe com todos os sentidos, e isso só um Champagne te dá, ou, no mínimo, um excelente vinho branco espumante.

Espumantes.

Tenho algumas indicações nacionais. Sim, temos excelentes espumantes no Brasil, é nosso melhor vinho por sinal, o vinho branco espumante, pois nosso clima favorece a sua produção.

O Chandon é o melhor, mesmo! Fica muito a frente de um monte de Proseccos italianos; nem falo dos nacionais, porque são em sua grande maioria ruins. Em termos de espumantes eu sou completamente pró-Brasil e para quem me conhece sabe que isto é algo raro! O Chandon é indicado por todos os enólogos do pais, que o recomendam no lugar de vários espumantes importadas, por isso insisto que nossas espumantes de qualidade, não perdem para outras do gênero como a Asti(Itália) e a Cava(Espanha).

Mas, se você puder, delicie seus convidados com Dom Pérignon(especialmente o Rosé), Krug, Veuve Clicquot...

Champagnes disponíveis nas prateleiras brasileira:

Moët & Chandon; Cuvée Dom Pérignon; Taittinger; Pol Roger; Salon; Cuvée Lanson; Gosset; Piper-Heidsieck; Krug; Duval Leroy; Ruinart; Bollinger; Veuve Clicquot Ponsardin; La Grande Dame.

Se você quer servir um excelente espumante para seus convidados, por favor, nada de argentinos e outros Mercosul, que em nada ganham dos nossos nacionais. Vá de Chandon!

O clássico da Chandon é o Brut, com sua notória acidez, característica de todos os vinhos espumantes brut. Serve tanto de aperitivo, como para acompanhar toda a refeição.
Já o Chandon Demi-Sec, é levemente adocicado, também serve de aperitivo, para acompanhar queijos de mofo azul e também para acompanhar sobremesas, como bolo de casamento e afins. Então, engana-se quem não o recomenda ou acha inapropriado o démi-sec, é completamente equivocado pensar assim.

Temos ainda o Chandon Brut Rosé, que é um espetáculo, inclusive grande cotado para o meu casamento. Ele é lindo, intenso em corpo e cor e possui um bouquet, quelque chose de superbe! É perfeito para acompanhar pratos refinados e para ser sorvido a noite toda, como um bom rosé que se prese!

E agora ainda contamos com o Chandon Passion, que também é adocicado e possui uma coloração salmão, um escândalo de belo! Ideal para acompanhar salmão, frutas tropicais e sobremesas, ou seja, vai muito bem com bolo aussi.

Aliás, toda a família charmat/champenoise vai bem com bolo, dois itens indispensáveis em qualquer comemoração honesta e decente: bolo e espumante, se for possível, Champagne!

Outro espumante que indico é o Salton, é muito bom. O Salton Brut é muito bom, livre de fermentos, é fresco e agradável, inclusive ao bolso!
O Demi-sec é um luxo começando pela garrafa, rótulo, lindo tom dourado, mas cuidado se sua decoração for prata vai destoar...

-até isso, Madame L.?
-Oiu!

Você quer harmonia, beleza, perfeição? Pense em tudo, até nos rótulos das bebidas!
Voltando, o Démi-Sec, como já expliquei, é adocicado, é preconceituosamente indicado à mulheres. Ele é ótimo, compre sem medo.



O meio doce do Salton também é ótimo, é fresco e suave ao paladar, comprei uma garrafa para o aniversário de minha comadre



E agora a Salton tem a beleza do Poética, lindo, lindo espumante rosé. Aroma de flores e coloração avermelhada.

Sejam bons anfitriões, não condenem seus convidados ao mal estar pós-festa que uma bebida de má qualidade proporciona. Não é caro servir bem, e não há preço que pague comemorar com alegria e de forma inesquecível ao lado de nosso queridos, que merecem tudo de bom que pudermos oferecer.

Au revoir.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.