Nordestino não é Judeu e o Brasil não é a França

>> quarta-feira, 19 de junho de 2013



Ontem um post na rede social Twitter me assustou. E revoltou na mesma proporção. Em  uma conta pessoal do estilista Alexandre Herchcovitch (estão dizendo que não é, mas tudo bem) foi escrito que a maioria dos maus políticos são eleitos pelas regiões Norte e Nordeste. E qual é o nome disso? Xenofobia.

De imediato me veio à mente o caso Galliano. Alguns podem me julgar exagerada, afinal não foi o caso de alguém gritar que ama Hittler dentro de um bairro judeu, né? Tampouco, porque não se trata de alguém enfraquecido por uma doença que debilita o seu julgamento e suas faculdades mentais, bêbado ³ como o Galliano. Não, se trata de alguém que estava bem sóbrio, que não é doente de afecção que se perceba de cara.

De minha parte, além de não duvidar de onde partiu e de sentir um enorme asco, rápido me ocorreu que o caso Herchcovitch não seria encarado como o caso Galliano. Na verdade, o caso Herchcovitch não existe, sabe como é? Porque, além de haver a negação, tanto por parte do estilista, tanto por parte dos meios de comunicação modísticos, Nordestino não é Judeu e o Brasil não é a França.

Então, não veremos o Chic ou Lillian Pacce escrevendo uma linha sobre o preconceito desse estilista, tampouco algum colega,  tipo o Villaventura (que representa tanto o Norte quanto o Nordeste) se pronunciando sobre, ou ainda, Paulo Borges, que mora na ensolarada Bahia expressando sua aversão. Não.

Sobre as caveiras, sempre foram McQueen.

Inté.

Imagem: desfile lindo de Walter Rodrigues, casting todo de negras e coleção sobre o Nordeste.Ele é paulista, ok?

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.