Tanari no Totoro

>> sexta-feira, 19 de abril de 2013


Atendendo a pedidos, vamos falar um pouquinho sobre Tanari no Totoro, alguma coisa como Meu Amigo Totoro (ou Meu Vizinho Totoro), do criador de As Aventuras de Chihiro, Hayao Miyazaki.

A estória versa sobre duas meninas que se mudam com seu papai para o interior do Japão, para uma casa que parece assombrada. O intuito é ficar perto da mãe, que está doente, internada em um hospital naquele lugarejo. Nesse cenário campestre, que poderia ser tristonho, mas não o é, a menininha mais nova, Mei, muito curiosa, desbravando as fronteiras para lá de seu jardim, descobre uma criatura esquisitinha, Totoro. E faz amizade com ele. Que é um espírito da floresta e que mora numa árvore de cânfora. Mei o chama de Totoro, porque não consegue falar Torōru (troll) - nhoinn - e começa a viver um monte de aventuras. 
Depois a irmã mais velha, Satsuki, também começa a ver Totoro (ainda não me decidi se Totoro é um coelho ou um gato ou ambos). 

Aliás, o momento mais lindo do anime é o encontro de Satsuki e Totoro. Eles se encontram no ponto de ônibus, quando Satsuki esperava pelo pai, daí presenteia Totoro com um guarda-chuva. Sério, eu quase morro, porque simplesmente amo guarda-chuvas e, uma menina dando de presente um guarda-chuva para  uma criatura mágica é de doer o coração de tão lindo. Bem, Em seguida aparece o CatBus, que é uma cousa fofa. Eu queria andar nele rs. 

Alguns afirmam que é o trabalho menos relevante de Hayao Miyazaki. Eu não concordo. O que acontece é uma aparente falta de problematização, que é só aparente. O que me parece é que Hayao Miyazaki queria captar a atenção dos muito pequenos, daí tantos elementos, a priori, do universo infantil, que aprecem colocados de forma pueril, duas crianças brincando na floresta com seu amigo encantado, mas há também o trato da relação fraterna das irmãs e da cidade em si, quando todos vão procurar Mei.

 Assistam Totoro!

Bisous.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.