Espedito Seleiro - da sela à passarela

>> terça-feira, 9 de abril de 2013


A primeira vez que vi uma peça do Mestre Espedito Seleiro foi nos pés de uma colega do mestrado em literatura, e claro que era das figuras mais insólitas do Bosque das Letras. Adendo: Bosque das letras s. m. epíteto abaitolado com que batizaram meia dúzia de árvores centenárias e uma espécie de praça que compunha o CH 1 (Campus de Humanidades, cuja totalidade era o curso de letras). Essa figura namorava com um antigo colega do francês, um daqueles tipos revolucionários, que a 'gleba' chama de "petista". Bien, esse sujeito era um trouxa em calça de brim encardidas e pose de intelectual de filme do Godard. Mas era alto e bonitão. Essa moça, com as sandálias de Espedito Seleiro, era do tipo meio louca de curso de humanas, parecia saída de um filme do Almodóvar. Óbvio que eu super a apreciava, e desfrutava ao máximo das nossas raras conversinhas. Foi ela que me disse uma das maiores verdades acadêmicas, que um idiota com mestrado ou doutorado apenas refina a sua idiotice com o mestrado ou o doutorado.

Aqui e ali ela aparecia com as sandálias Espedito Seleiro, com seus arabescos coloridos. A sandália era azul. Couro curtido azul. Minha gente. Meu coração. Uma beleza tão única. As vezes acho que em apeguei á figura dessa moça de Almodóvar, por conta da memória afetiva das sandálias Espedito Seleiro.

E sempre quis uma peça Espedito Seleiro e nunca tive. Nunca fui à Baixada do Araripe, ou seja, nunca fui à Nova Olinda. E sempre procurei por algo no Mercado Central em Fortaleza, mas nunca encontrei. É um vazio em minha vida, porque, para mim, it bag ou a bolsa coisa, é uma bolsa Espedito Seleiro.

Como alardeei para todos os lados em minhas redes sociais, chegou a São Paulo a exposição sobre o mestre artesão Espedito Seleiro, da Sela à Passarela.  Pra quem ficou curioso, o trabalho desse artesão maravilhoso está em cartaz na galeria A Casa, em SP, de 4/04 a 17/05 – inclusive com produtos à venda (é osso).

O melhor é que a exposição esteve primeiro aqui no Rio, mas como foi muito mal divulgada, só soube quando chegou a São Paulo. Né?

Bisous.

Imagem: FFW.


Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.