Perto do Coração Selvagem

>> quarta-feira, 22 de agosto de 2012




Como faz tempo que não deixo por aqui uma recomendação de leitura, como amanhã entrará no ar escritos que têm  a ver com Clarice, decidi deixar por agora a ousadia singela de indicar, de corpo e d'alma abertos, Perto do Coração Selvagem. 

Perto do Coração Selvagem é o romance que inicia a carreira de Clarice, publicado em dezembro de 1943. Apesar da boa recepção da crítica, premiado e tudo, houve um certo levante de vozes, ao começar pelo o "epíteto" da autora, Clarice Lispector: "essa autora de nome desagradável". Mal sabia o crítico em questão que era o nome da Clarice mesmo. Isto é citado naquela entrevista, famosa, a última entrevista de Clarice.

O livro é sobre Joana, que narra sua história em dois planos, a infância e o início de sua vida adulta, através de uma fusão temporal entre o presente e o passado. O interessante e extraordinário é a geografia interior de Joana. Aquela coisa da revelação que permeia todos os escritos da Clarice, porque viver é revelar-se, ainda que seja para si mesmo. Deixar-se ser.

Há quem diga que o título é uma referência à epígrafe de James Joyce ("Ele estava só. Estava abandonado, feliz, perto do selvagem coração da vida"), que ela, obviamente negava.

A capa linda que abre a postagem foi criada por Matisse para a tradução francesa.



Já esta acima, capa e contracapa, da minha edição. Uma terceira edição saída da Editora Sabiá. Dos meus livros favoritos de Clarice, que para mim, tem o final mais incrível de toda a literatura:

"de qualquer luta ou descanso me levantarei forte e bela como um cavalo novo."

Inté.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.