O Causo das Porcelanas da Cerâmica

>> sexta-feira, 31 de agosto de 2012


Contei sobre os livrinhos ontem, que aliás foi coisa recente, e fiquei na promessa de contar o causo das porcelanas novas (velhas) do mesmo senhorzinho dos livros, uma figura insólita, como a maioria das figuras que encontro nessa Baixada Fluminense, que por sinal, em si é um lugar insólito.

A avó do Thiago me procurou para falar que a irmã da cunhada (eita, a primadaprimadaprima...) estava vendendo porcelana antiga, se eu não queria dar uma olhadinha, já que é sabido, notório e comentado que eu adouro uma velharia. Fofa, né? Bien (bem), depois de alguns telefonemas, encontros e desencontros, consegui marcar um dia para que me levassem até a casa dessas personas. Curioso é que o bairro se chama Cerâmica. Baixada insólita, eu disse.

Tudo guardado em caixas do lado de fora da casa. E já achei bizarro. Tudo bem. Amontoado junto aos móveis velhos, ar-condicionados e outras tranqueiras. Tudo faria parte da "herança" do senhorzinho (marido da irmã da cunhada da avó de Thiago ou primadaprimadaprima...), que por sinal, não demostrava carinho, amor ou sequer respeito pelo o que me mostrava, apesar do interesse patente de me vender tudo "num lote só", como se eu fosse dona de algum antique da Rua do Lavradio. Ah, se fosse. E ainda, apesar de que se tratavam dos pertences da finada sua mãezinha. Confesso que me ocorreu alguma coisa como mágoa de caboclo da finada, porque né.

Pois bem. Não estava depositando fé, esperança nem nada parecido em relação ao conteúdo das prometidas caixas de porcelanas, cobertas de poeira das mais diversas tonalidades (inclusive preta carburadores da Presidente Dutra). Mas foi só até abrirem as caixinhas, revelando seus conteúdos em porcelanas de vários idiomas, passando pelo inglês shakespeariano, até o tcheco, eslavo, búlgaro, polaco, mandarim e japonês. Fora o português das porcelanas Real e Mauá. Não me odeiem. 

Apesar da quase experiência extra-corpórea, foi tudo muito feliz, como podem perceber nas imagens abaixo ♥.







Nhoinn.

Imagens: Instagram.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.