Jardim Botânico do Rio de Janeiro

>> terça-feira, 24 de julho de 2012


E como alardeei ontem pra todos os lados, hoje é dia de Jardim Botânico aqui no bloguito. 

Pode parecer besteira explicar isso, mas vamos lá, jardim botânico é normalmente uma área reservada no meio da cidade ou seja, do espaço público urbano, onde se cultiva, mantém e conserva vegetação autóctone  (natural da região) e exótica, além de pesquisas na área botânica em si. 

A história do Jardim Botânico do Rio de Janeiro tem a ver com o período imperial do país, com D. João VI, coisa de dois séculos, apesar de que o epíteto jardim Botânico veio com a proclamação da república, mas tudo bem. 

Adendos históricos à parte, o lugar é incrível, lindolindolindo de doer n'alma, ao menos pra quem gosta de plantas, de macaquinhos, de esquilos e de sentir cheiro de seiva, de folhas, de flor, de pedra molhada e se sentir muito pequenino perante à maravilha da Aleia Barbosa Rodrigues e seu corredor de palmeiras imperiais.

Além da coisa do culto ao verde, o lugar é ótimo para uma sessão de fotos. Aliás, nunca presenciei tantas sessões de fotos ao mesmo tempo: noivos, grávidas, bebês, debutantes, turma de formatura e uma das coisas mais lindas, um ensaio de bailarinos debaixo dum jardim suspenso (ou algo assim).

Também havia a turma dos fotógrafos profissionais ou que cultivam fotografia como hobby, um hobby meio caro, porque vi lentes que sei que custam a T2i duas vezes e que deixaram minha lentinha 18-55 mm (pois é, a do kit) meio acanhada. Só Thiago que não estava nem ai, tirando foto com a Holga, que desculpa, é bem mais difícil de operar do que as digitais DSLR, com filmes sensíveis e chatonildos que chegam a custar, revelação e impressão, em torno de 100 'merréis' por 12 fotinhas. Gente hipster é osso.

Há quem eleja o Jardim Botânico como o lugar mais legal pra fazer pic-nic, mas é bom lembrar que a priori o lugar tem normas e regras, apesar de que vi uma galerinha ignorando e fazendo pic-nic em lugares não permitidos e usando por exemplo garrafa pet, o que é não poderia. Né? Geralmente quem vai ao Jardim Botânico gosta mesmo é de fazer uma boquinha Café Botânico ou, na delícia La Bicyclette, que inaugurou filial dentro do próprio Jardim Botânico este ano. A gente trouxe pra casa umas baguettes e eu meio que em viciei e estou sofrendo muito.

Fiquem com as imagens.














Apesar de que estou muuito longe de conseguir uma boa foto em termos de chatice técnica etcetera coisa e tal, o cenário é tão incrível que até minhas fotinhas amadoríssimas ficam lindas, ao menos aos olhos dos leigos, tipo eu mesma rs.

Amanhã tem Parque Lage ;).

Bisous.

Imagens: T2i; preciso de um tripé, de algumas lentes novas, fora talento, que né.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.