Crônicas de décor: A (minúscula) cozinha

>> quinta-feira, 7 de junho de 2012


Como sou uma existência de hábitos europeus em relação ao cuidado com a casa, ou seja sou muquirana e pobrinha dai não tenho empregada, cuido de tudo por mim mesma e confesso que gosto e faço direitinho. Levando em conta que até os 18 anos eu nem sabia fritar um ovo, estou quase naquele nível de histeria e compulsão por limpeza, tipo aquela dupla de loucas daquele reality inglês que vai na casa das pessoas ensinar a faxinar. Pois é. Cada porquinho, nem acredito naquilo.

Voltando. E, queridos leitores, nada dá mais trabalho pra manter limpo e organizado do que a cozinha. Esqueça o quarto dos filhos, o marido, o território do cachorro, os tapetes em que o gato vomita (eca). A cozinha, vejam bem, quando essa é usada mesmo, quando você cozinha de verdade e tem todos os apetrechos, desde o descascador de legumes até o maçarico culinário, e uma coleção de colheres de pau, recipientes, vasilhas, potinhos, dá muito trabalho. 

E você pensa que quanto maior a cozinha maior é o trabalho? Né não ó. No outro apartamentinho a cozinha era tipo três, quatro vezes maior do que esse adorável cubículo de agora. Pois é, é minúsculo e aberto para a sala. Minúsculo de um jeito que não deu pra colocar armários, nem dos meus sonhos, de madeira, tipo um louceiro, nem um suporte alto para panelas e caçarolas, nem aqueles nefastos armarinhos de pregar nas paredes. Então a gente adaptou. Mandamos fazer uma espécie de armário embutido, com prateleiras abertas e fechadas, num vão entre dois pilares, de frente para o que eu chamo de pseudo copa. De frente para esse armário, inventamos uma bancada, que na verdade é um bar com nichos, onde guardo copos, pratos de sobremesa, cestinha de pães nos nichos virados pra cozinha. Apesar do armário e da (pseudo) bancada, ainda faltava espaço pra tanta quinquilharia. Foi ai que inventamos de  comprar uma estante aberta, que na minha cabeça doidinha tem até um certo ar de louceiro, que enfeitei com bandeirinhas e luzinhas, porque eu sou perturbada. Juro que minha conta de energia não vem (sempre) muito cara.

E é assim, tenho uma cozinha cubículo, só que arrumadinha, fofa, quase de boneca e que dá muito trabalho pra arrumar, mas me deixa feliz, porque pra mim, cozinha é a alma da casa.

A minúscula pia da minúscula cozinha. A cortina da pia foi minha última aprontação crafter.


 ♥
Bandeiras e luzinhas.

 ♥
Prato de pé alto de porcelana que comprei na famosa "rua da decoração" de Vigário Geral por R$ 18,00. As maçãs são Tok&Stok.

As maçãs. Lindas. Eu sei. As de tecido são da coleção de páscoa da Tok&Stok do ano passado. Cada uma custou R$ 10,90. As do meio são de cerâmica com pinturas que me parecem feitas à mão, também da Tok&Stok, R$ 35,00.

 ♥
Minha cadeira linda.

 ♥
Mini coleção de bules.
Bisous.

Imagens: T2i.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.