It Might Get Loud

>> sexta-feira, 16 de março de 2012


No começo da semana, bem na segunda-feira, pós chuva de granizo e certa que, como de costume, não haveria nada de bom para assistir, apesar das trocentas canais, na já ritualística zapeada, demos de cara com algo inusitado, um filme (documentário) com Jimmy Page, The Edge e Jack White e óbvio que né, fomos assistir para ver do que se tratava.

It Might Get Loud (A Todo Volume é o título no Brésil) tratava de mostrar o envolvimento de três dos guitarristas mais emblemáticos, de gerações e estilos diferentes, mas que compartilhavam a coisa da guitarra, que todo mundo que entende um pinguinho que seja de blues e rock n' roll sabe que é 'a segunda' quando não 'a primeira voz' da coisa toda. 

No caso do U2 por exemplo, a gente sabe que The Edge é o responsável pela identidade musical da banda, coisa que grandes guitarristas nunca conseguiram, como é o caso do Marr (The Smiths). Já o Zeppelin foi aquela coisa que surge quando ninguém já não está mais esperando, uma conjuração cósmica, que faz quatro músicos inacreditáveis e um vocalista sem precedentes se encontrarem e lançarem, um após o outro, álbuns recriando a roda do rock, só que né, com sons do Oriente, da antiga Europa (porque tem algo de medieval e xamanístico nisso tudo - que rola no som do U2, na verdade, no Joshua Tree - no som do Led Zeppelin) que só teve fim quando Bohan morreu. E Jack White que é uma criatura humana louca de pedra, vestido de preto e vermelho. E que guitarrista. Graças a tudo que é bom e que alumia que ele é assim, entrando de sola no marasmo das coisas, e o  som tão cru, experimental (e apurado ao mesmo tempo. eu sei lá) que tem lá algo de primitivo, né?

E os três tocando juntos? E a cara de encantados que o Edge e o Jack faziam para o Jimmy Page? E a humildade do próprio Jimmy, que acha que está aqui mais pra aprender? E as imagens raras do Jack White no tempo que estofava sofás (pois é)?

Se os nomes Led Zeppelin, U2, White Stripes (ou Raconteurs ou The Dead Wather) lhe diz algo, lhe toca, se você ama guitarra, assista querido leitor.

Bisous.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.