Natal rosa: ceia, décor, dicas

>> sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Vossas mercês sabem o tanto que natal é o amor, o tanto que é bom decorar a casa, planejar a ceia, pensar na arrumação da mesa etcetera coisa e tal. Óbvio que estou me dirigindo a quem gosta das festas de fim de ano, porque há quem não goste ou não possa, então todo o meu respeito. Mas né, eu adouro!

Todo mundo tem uma lembrança linda da ceia de natal da casa dos avós, dos pais, da tia, de algum momento incrível, lindo, com muito pisca-posca e papais Noéis para todos os gostos. Muito vermelho e neve temática, né? Pois é, acho lindinho, mas para nós dos trópicos, em pleno verão, é meio insano essa celebração invernal. Por isso que prefiro que as coisas sejam mais delicadas, mais ternas, e o vermelho fica em alguns detalhes da árvore de natal em corações, laçarotes, lembram?

A gente não precisa de toalhas e guardanapos e bandejas e tudo o mais que se puder imaginar com temas natalinos e de solstício de inverno. Usar toalha de renda branca é bonito, assim como as bandejas de sempre, porcelanas divertidas, que não sejam especificamente natalinas, valendo poas, listrinhas, coisas fofas ou chics, conforme seu temperamento.

E a ceia? É aquela comilança boa, né mesmo? Um monte de gente acredita forte que a ceia de natal é um dos momentos mais especiais do ano (e é mesmo para quem acredita), portanto tudo tem que ser especial. Ou algo que o valha. Dai o cardápio inclui pernil, lombo recheado, peru, marreco, pato, ganço, javali, fora as guarnições samba do crioulo doido, tipo arroz com creme sei lá das quantas e salpicão (salpicão pode ser delícia, mas não é especial, nem fino) e nada orna com nada. 

O segredo de uma ceia inesquecível, fora o amor, alegria e estar perto de quem se gosta, é fazer com que as cousas se complementem. Carne de porco orna com chutney, com purê de maçã verde. Peru é carne com muita personalidade, com suco de cranberry então, vira um clássico, dai arroz delicado com ervas e passas e um vinho adequado, que pode ser espumante rosé, que super realça com a carne de peru, fora que é delícia e sim, fino.

Menos é mais, sempre.

Seguem algumas inspirações.

 ♥
 ♥
 ♥
 ♥
 ♥
 ♥
 ♥

Jingle bell.

Imagens: 1, 2 e 3 The Decorista; 4 {this is glamorous}; 5, 6 e 7 festinhas minhas usando toalha de renda do Ceará, cristais do enchoval de casamento, porcelanas Schmidt, velinhas réchaud Tok&Stok, passarinhos Extra, xícara Klimt de banca de jornal, vai ser feliz ;).

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.