Vamos bater um bolo

>> segunda-feira, 14 de novembro de 2011


Antigamente, quando eu era criança pequena, não em Barbacena, mas em Fortaleza, sentia tristeza porque não sabia fazer bolo, e eu amava bolo. Ainda amo. A maioria das meninas, colegas do colégio de freiras da bata xadrez azul do Montese, sabia fazer bolo ou ajudava a mãe, a avó, a tia na feitura do bolo de sexta-feira para o lanche da tarde, do fim de semana.

Lá em casa, a moça que ajudava na arrumação, que deixava o piso de cerâmica vermelha brilhando com cêra em pasta, fazia um bolo de flocos de milho (daquele para fazer cuscuz) muito simples, com leite de coco e queijo coalho. E como era bom. Mas ela não me deixava ajudar, nunca me revelou o segredo, que foi durante anos um dos grandes mistérios da vida.

Ai eu cresci, de tanto olhar os outros batendo bolo, um dia fui lá me aventurar na empreita, errei a receita e meu primeiro bolo meio que explodiu dentro do forno. Ficou uma coisa escultura pós-moderna, um vulcão.

Adouro contar essa estorinha da minha vida para quem diz que nunca vai conseguir acertar um bolo na vida, porque já passei por isso, e hoje faço bolo que é uma beleza. 

Bolo é coisa que deixa a gente feliz, talvez até mais feliz em fazer. Separar os ingredientes, a textura da manteiga e do açúcar, o cheiro de bolo assando.

Vamos bater um bolo hoje? De chocolate, de laranja, com umas gotinhas de essência de baunilha ou que leve a fava de verdade. Para começar bem a semana ♥.

Bisous.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.