Esfumando o cérebro

>> quarta-feira, 7 de setembro de 2011


Muita coisa pequena me irrita, porque eu sou uma pessoa irritadiça por natureza. Às vezes eu digo que é essa coisa de ser ariana, outras vezes acho que é índole, genética, idade, sei lá, o certo é que eu me irrito facinhofacinho. Não tentem isso em casa, por favor.

Contudo, nunca me julguei o centro do universo, portanto sempre observei a reação magoada das pessoas por alguma cavalice minha, indelicadeza que seja. E isso é feio. Meu pai sempre me dizia que, se não há nada de bom a ser dito, o certo é ficar calado. E eu reforço, se até sua cara entorta de feiura incomodada com algo, ajeite-a porque ninguém é obrigado a aguentar sua falta de paciência congênita. Fora que dá ruga, né?

Não vou fazer a hipócrita e afirmar para vossas mercês que super me controlo todo-o-tempo-o-tempo-todo e não rola um coice de leve, mas mesmo que seja uma ironia no lugar certo (e Rilke que me perdoe), porque acontece, minha gente. Mas eu me esforço. E como.

Uma das coisas que super me provoca a vontade de ser grossinha é alguma coisa que para mim seria o mau uso da última flor do Lácio (que bonitinho, seu Bilac), a língua portuguesa. Judiam da bichinha, inclusive eu mesma, apesar do título de professorinha de português. Acontece com todos nós, talvez com exceto do Bechara, mas não vem ao caso.

Irrita gente que inventa uns encontos consonatais, umas semi-vogais acentuais (eu inventei isso), gente que floreia sem saber, que imita sem ter brio de assumir. Irrita. Mas eu me calo.

Dai vez por outra eu leio alguma coisa em relação ao esfumar e o esfumaçar, que alguém afirma de pés juntos que o certo é esfumar, sei lá por causa da tradução, de que sei lá quem especialista (enteda maquiadores) dizem que este é o certo, etctera coisa e tal. Olha, talvez exista (e talvez exista mesmo) um dicionário de maquiagem (talvez exista até mais de um, cheio de imagens, como não deve ser um dicionário sério), mas no dicionário da língua portuguesa  e podem consultar os três principais, esfumar é sinônimo de esfumaçar e tenho dito. Portanto, deixem de besteira e vão comprar ao menos um Michaelis (edição completa, por favor), antes que a sombra preta esfumaçe/esfume pra dentro da cachola.


Inté.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.