Sobre as semanas de moda brasileiras

>> terça-feira, 11 de janeiro de 2011


E hoje começa o Fashion Rio e a gente já internalizou que sim, têm início as temporadas de moda do país, porque já se sabe que as semanas de moda da terra brasilis basicamente se resumem a isto, Fashion Rio e São Paulo Fashion Week, apesar de que só quer dizer isso mesmo.

O certo é que, por estas passarelas, da terra da bossa e da terra da garoa, desfilam o que a gente consegue identificar como autoral, moda que o seja, às vezes, em bons tempos, víamos conceito (como o maravilhoso desfile final -? - de Jum Nakao), mas minha gente, por  vezes é só nome mesmo e está ai o detalhe que mais reforça esta autorização do Rio e de São Paulo enquanto os pólos modísticos do Brasil, os grandes nomes, as grandes marcas, em termos de alcance, venda, preço, desfilando ao menos duas vezes por ano no Pier Mauá e na Bienal.

Acho que mais do que ficar preocupado se a nossa moda já está madura, se não está, se passou direto do estágio de verde para o podre (tenho pensando muito sobre) o mais oportuno é a gente ter em mente que nossas semanas de moda, talvez não por culpa da organização e das estrelas (os criadores), funcionam como um espetáculo quase pão e circo e que este quase, reside unicamente no pormenor de não ser de graça.

Inté.


Imagem: um dos mantos do Bispo do Rosário, "que nem beija-flor, a dois metros do chão".

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.