Chanel: Paris-Byzance

>> terça-feira, 7 de dezembro de 2010





Se há coisa linda e, no meu parco entendimento em relação ao que é esta loucura chamada internet, quase sacro santa, é esta permissão ao que não era permitido, aproximar da gente todo o mundo de informações e possibilidades, que podem ser muito felizes e intensas, tudo a partir de um clique.

Para os blogs que se ocupam a pensar e mostrar alguma coisa que seja sobre moda é um bálsamo, levando em conta que os desfiles em si, mesmo os tupiniquins, se fazem tão culto e seita oculta - vale ressaltar que muito mais os da terra brasilis - que beira o aborrecido.

Deixando de lado este pormenor que pode descambar para uma discussão super chata, quero lhes dizer, leitores queridos, que passei por uma experiência que para mim é tão somente explicada pelo o que chamo, de forma boba até, de uma experiência Chanel: algo deveras transformador e arrebatador, mediante algo que seria lugar comum.


Já havia conferido mais cedo algumas imagens feitas pelo próprio Lagerfeld dos ecos bizantinos da Chanel Métiers d'Art Pre Fall 2011. Agora a noitinha começaram a aparecer mais imagens do desfile em si, que aconteceu no icônico atelier da Rue Cambon - mais Chanel do que isso impossível.

O desfile é uma homenagem, segundo contam, ao 'savoir faire' (saber fazer: uma locução muito francesa na questão semântica e filosófica aliás), dos ateliers arrematados pela maison, coisa de quase vinte anos já, dentre estes Guillet.

É um desfile paralelo aos da Couture e Prêt-à-porter e que faz algum tempo se debruça e abraça o distante, o exótico e até o estranho. Mas é óbvio que tudo filtradinho pelas características da Chanel.

Mas olha só, Lagerfeld foi além, graças a tudo que é bom e que alumia em ouro e luxo que remete a Bizâncio.



 Ainda falaremos sobre uma paleta inspirada no espírito e luminosidade bizantina e ainda, em uma coleção de jóias barrocas da  Maison Goosens para Mlle Chanel nos idos de 1950. Parafraseando uma certa personagem de folhetim globístico: é muito ouro.

Bisous.

 Imagens: Karl Lagerfeld o próprio, via Vogue Paris.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.