Iguatemi Fashion Mix , a memória afetiva e o shopping

>> segunda-feira, 27 de setembro de 2010



 E segue a segunda parte do texto.

Acompanhando as informações do Iguatemi Fashion Mix um monte de coisas me ocorreram.

Primeiro porque o evento aconteceu dentro do próprio shopping, o querido Iguatemi, e teve um monte de atividades, que se passavam pelos seus corredores e praças. O que de cara, já achei simpático.

Showroom Mix, uma arena de desfiles montada na Praça do Telão, em frente à Centauro e a antiga Siciliano (sei que agora é uma Saraiva Megastore), desfiles começando a partir das 18 h. Achei a ideia dos lounges bem interessante, especialmente o destinado aos cursos de estilismo e moda. 

Ou seja, o evento teve um jeitinho todo simpático de ser, interativo, nada elitista, o que é bem bacana e reforça a ideia da familiaridade que o cearense tem com a moda, ao menos a cultura de moda da capital, Fortaleza.

Mas eis que, o que mais me chamou a atenção, foi o fato de que o evento se passou ali, por aqueles corredores tão familiares, tão próximos ainda.

O Iguatemi não povoa as minhas memórias da infância, estas são da Medalha Milagrosa (o colégio de freiras em que estudei), da pracinha e da lagoa do meu bairro, do restaurante do amigo portuga do meu pai, bolo de milho, casa encerada com cera em pasta, banana maçã, lençóis brancos quarando no varal, goiaba vermelha, a mangueira gigante em frente de casa, a cidreira do canteiro, a roseira de rosa amélia (fuchcia) que me servia de esconderijo (eu fingia que era uma fada fujona rs)...

A minha memória afetiva com o Iguatemi é mais recente, coisa de meados da adolescência, amigos enchendo o carro da tia, quase todos os finais de semana, ainda quando o Iguatemi era apenas o complexo antigo.

Porém, a minha lembrança mais antiga é de 1987, quando o Iguatemi era metade da metade do complexo antigo, absolutamente no meio do nada, só o mangue e a Avenida Washington Soares que ainda era um arremedo.

Minhas lembranças mais queridinhas são das antigas salas de cinema do shopping, que substituíram minhas felizes idas ao Cine São Luís. O parquinho antigo, que ficava na antiga entrada princiapl, as xícaras, o trenzinho (meus pequenos brincaram muito ali), um monte de lojinhas queridas, até que veio o ampliação do shopping (desconstrução) e o Iguatemi virou uma coisa metrópole, o que não é ruim. Muitas marcas chegaram à cidade, e outras marcas nossas cresceram, tomando lugar e convivendo, o que é muito bom e salutar, com estas outras marcas de alcance nacional. 

O certo é que Fortaleza cresceu, em ondas verticais e quase tudo lhe acompanhou nesta crescida insólita.

E eu sinto saudades, da antiga e da nova Fortaleza rs.


Bisous.


Imagem: Não, você não está doido, é a minha imagem do tweet-tweet, foi feita no Shopping Iguatemi, em Fortaleza, é da vitrine da C&A. Não, não fui eu que pratiquei tamanho vandalismo rs, mas presenciei a cena e achei impossível não registrar.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.