Frida Kahlo

>> terça-feira, 6 de julho de 2010


Hoje Frida estaria completando 103 anos, que ela com certeza, nunca quis viver. A figura de Frida Kahlo sempre mexeu comigo, porque soube de sua condição antes de saber de sua obra. 

Numa aula de educação artística, eu então com 12 anos, ao invés de saber que existiu uma Frida insana, criativa e apaixanada, soube primeiro que existiu uma mulher chamada Frida Kahlo que foi empelada por um bonde. Com estas palavras me foi apresentada a vida de Frida Kahlo, por um "professor" imbecil até dizer chega. 

Dai que minha mente confusa, com uma forte influência de minha ascendência em gêmeos, não parou de criar paralelos, imagens mentais, digressões. Passou sempre a relacionar tudo o que ouvia, via e falavam de Frida Kahlo àquela frase infeliz (por mais que fosse verdade) do idiota do professor de educação artística: a mulher que foi  empalada por um bonde.

Eu não preciso (não precisaria, né) dizer pra vocês da importância dela, Frida, que de naïf pulou pra surrealista, sem nunca ter sido nenhum dos dois. Frida é Frida. Sua obra transcende os enquadramentos pedagógicos que tanto conformam os coraçõeos dos loucos por substantivos e denominações.
Só quero dizer que adoro Frida e lembrei muito dela quando andei de bonde. Professor filho de quenga.


Bisous.

Imagem: Google nosso de cada dia.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.