Chá de casca de tangerina

>> quinta-feira, 29 de julho de 2010



Eu adoro frutas cítricas O aroma, o sabor, as cores, amo.

Para vocês terem ideia, os desinfetantes favoritos (dona de casa feelings rs) são o Veja com extrato de laranja e o Ajax fresh lemon; uma delícia de cheiro bom que fica na casa. O incenso favorito é o de flor de laranjeira. O desodorante que é meu novo vício é aquele Dove go fresh grapefruit e capim limão.

E se há uma coisa aqui no Rio que eu não tenho ressalvas é sobre a safra das frutas cítricas. Que terra feliz, meu deus rs. As laranjas mais lindas, as limas da Pérsia mais vistosas, as grapefruits mais gigantes (não sei se estes dois últimos são cultivados aqui no estado, até porque elas não são típicas do Brasil, ou se são exportados, só sei que a gente compra fácil em qualquer feira de rua) e a tangerinas mais perfumadas que já tive notícia.

E o que isso tudo tem a ver com chá, né? A gente chega já já ao ponto ;)

Outra paixão minha, desde sempre, são os chás. Quando eu era criança pequena, não em Barbacena, mas sim em Fortaleza, meu querido e velho pai fazia pra gente uma série de chás, especialmente quando chovia. A gente tinha um canteiro de ervas medicinais (coisa de roça que a gente trouxe pra cidade). Tinha erva cidreira, capim santo, marcela, camomila. Tudo colhido na hora pra fazer criança dormir.Comigo não funcionava muito bem, porque eu era uma peste e não era um chá que me acalmava, mas o certo é que eu cresci amando muito a hora do chá.

Meu papai também gostava de cítricos. Talvez não fosse tão bitolado quanto eu, afinal ele era um sereno e equilibrado virginianao, diferente da doida ariana aqui, mas ele adorava chá de casca de laranja e eu acredito que seja por conta do aroma. É muito perfumado.

Uma das coisas mais importantes pra se reparar na feitura do chá, além do tempo certo de infusão ou fervura, temperatura da água, dai a cor que se espera, antes disso tudo vem o aroma da matéria prima.

Invariavelmente, ervas medicinais, cascas de árvores e frutas de características aromáticas dão ótimos chás. Basta saber qual procedimento é melhor, a infusão ou a fervura.

Em relação ao chá de casca de laranja, meu pai deixava as cascas secarem no varal. Dai quando secavam, ele fazia o chá, só que não em infusão, mas sim fervendo. E não ficava amargo. Aliás, este é dos meus chás favoritos.

Dai que um dia desses, atraída pelo aroma que vinha da cozinha, da cesta de tangerinas maduras e perfumadas, tive um insight: por que não fazer um chá de casca de tangerina?

Adouro tangerina, mas eita fruta complicada. Suco tem que fazer e beber na hora, porque senão amarga e fica intragável. Dai pensei que a ideia do chá era boa, se eu conseguisse que não ficasse amargo.

Então seguindo a lógica do suco, usei as cascas de imediato. Seguindo as regras de papai sobre como fazer chás de cascas de frutas cítricas, fervi ao invés de fazer a infusão. O resultado é este, um lindo chá amarelo esverdeado, perfumado, docinho e nada amargo. Para tomar na hora, viu?




Bisous.

Imagem: acervo pessoal.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.