Alta Costura, Paris 2011, imagens do dia, por Gaultier

>> sexta-feira, 9 de julho de 2010


Esta noiva tocando violino achei o máximo!

O desfile desta temporada de Jean Paul Gaultier, me trouxe uma série de sensações, sinestésicas, eu poderia afirmar.

Gaultier tem um apego, ou melhor, uma paixão por sua concepção de mulher que aponto, possivelmente, como um dos motivos para o carinho que o público francês (não só ele) tem por suas criações, esmeradas em ressaltar esta concepção de mulher: sedutora, envolta em clichês fetichescos da Hollywood dos anos de ouro, dos cabarés parisienses, as musas, as vedetes, o que a gente costuma chamar aqui no Brasil de 'mulherão'.

Adendo: por favor, não confundir com um certo perfil de mulher horti-fruti que semeia os campos férteis de sacanagem do brasileiro.

Esta mulher é mais como a concepção, em termos de intocável, da musa clássica. Eu a interpreto como uma mulher da ilha de Safo. Não estou falando em termos sexuais, mas sim em termos de liberdade e poder. A Safo é muito mal compreendida.

Voltando,este desfile me remeteu ao bouquet de seu perfume Classique, aquele do frasco em forma de espartilho, que é por sinal bem exótico e não agrada a todos os olfatos. Como o clássico Chanel nº 5.




Muitos símbolos desta atmosfera da mulher gaultieriana estavam neste desfile, como as cigarrilhas (tão francesas), o rouge dos batons (aliás, o cuidado com o conceito da maquiagem, remetendo à antigos símbolos, sem se deixar cair na datação), os turbantes tão icônicos, a sensualidade das texturas e, Dita Von Teese fazendo um mini stip, que super me remeteu a um passado bem próximo, de Jean Paul Gaultier e Madonna (que à época, desfilou para ele com os seios de fora e teve todo o seu figurino da turnê 'Blonde Ambition' criada por Gaultier).




Estou ansiosa para ver os especiais da Fashion TV (a que passa na GNT) sobre a Couture e ver o quanto sofreram no atelier do fofo (mas tiranamente exigente) Gaultier, para colocar em prática tangível as loucuras criativas deste enfant rs.


Bisous.


Imagens: 1. Style.com, 2. Style.spreadit.org, 3. Herb Ritts.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.