O culto aos produtos de beleza II

>> terça-feira, 22 de junho de 2010


Enquanto na primeira parte dos escritos O culto aos produtos de beleza I levantei algumas questões sobre dois posicionamentos que a gente pode observar, que chamei de "facções", bem identificáveis por sinal, nesta continuação (que na verdade era um bloco único, só que, com um monte de ideias latentes) quero mostrar um exemplo de outra face do culto aos produtos de beleza. Talvez até mais de uma face.

De novo a MAC chérie será pega como exemplo.

Por que a MAC? Como deixei bem claro na primeira parte, gosto muito da marca, mas o motivo é outro. Não só eu gosto, um mooonte de gente boa gosta e indica. Possivelmente é uma das marcas mais conhecidas no mundo da maquiagem e até fora do circuito dos maquiadores profissionais; que não indicam e usam só MAC, é bom que fique claro.

O braço da MAC ganhou um novo alcance, que a gente pode interpretar como um processo de "popularização", apesar do preço não ser assim tão pop em nosso país; a gente sabe que MAC na gringa é super acessível, enquanto aqui na terra brasilis não.

Alguns anos atrás dava pra encontrar alguns textos bem negativos sobre os produtos da MAC. Ao que parece, houve então uma considerável melhora na qualidade e a marca virou a queridinha de vários maquiadores importantes das semanas de moda internacionais. Começou a figurar nos editoriais de beleza de revistas importantes e lidas no mundo todo. E chegamos onde nos encontramos hoje, quase todo mundo quer um Snob, por exemplo, para chamar de seu, mesmo que a danada da cor não fique bem em você (apesar de que gosto do efeito susto, mas não vem ao caso).

A MAC conta com uma cartela de cores bem interessantes no quesito batom (não só, mas é o que nos interessa), mas acredito que o mais cultuado, amado - odiado - badalado, comentado, é ainda o Snob. E vejam só que é uma cor complicadinha, acho linda (não vem ao caso também rs), mas é complicada. A descrição de rosa com fundo lilás já deveria assustar um pouco. Na verdade interpreto o Snob como aquelas pomadas contra assadura de bebê, só que rosinha rs. Mas óbvio, é um batom e muito bom, acabamento, fixação e uma cor única.

E é ai que entra outra a face da questão. A gente vê um mar de batons que se vendem como irmãos do Snob, na verdade primos distantes, só que de outras marcas e de preços mais acessíveis. Até o Boticário lançou uma cor que algumas pessoas chamaram de cor "snobística".

Só que, não é, minha gente. Nenhum destes batons irmãos se aproximam, na vida real, da cor estranha que é o Snob. Talvez esteja justamente ai o sucesso desta cor em si. O tal do inalcançável que sempre mexeu com a mente humano, em questões bem mais profundas como a juventude e vida eternas, por exemplo. Claro que a cor difícil de um batom é uma besteira sem cabimento perto do que acabei de citar, mas reparem bem como em alguma instância se aproxima e a gente nem percebe que muitas das vezes o buraco é bem mais embaixo.

Isso tudo me ocorreu quando fui até uma loja da MAC aqui no Rio e passei por uma espécie de catarse com uma vendedora.

As vendedoras da MAC são quase que entidades, pelo menos assim as tratam. Ou elas são o bálsamo da sua vida de MAC-aholic ou tipo, são umas Kalis loucas e enfurecidas que te desprezam e você se deixa desprezar. São super cultuadas também como supra sumo do mundo da maquiagem e tal.

Pois bem, uma dessas "criaturas divinas" me perguntou se eu estava de Snob e eis que eu não estava. O que eu trazia nos lábios era na verdade um desses primos bem distantes, no caso o Rosa Mania da Natura. Que não comprei para ter algo parecido com o Snob, até porque eu já o tinha, mas sim porque achei o rosa bonitinho.

As cores em si, o Snob e o Rosa Mania (olha o nome que sugestivo, né? Rosa mania rs) só se aproximam um pouco em foto, especialmente se for uma foto ruim de celular. Mas na vida real, as cores estão muito distantes.

Mas eu fiquei me perguntando, onde estaria a falha da vendedora da MAC, que faz parte, dizem, de um panteão de maquiadoras super bem treinadas e tudo o mais. Ela chegou a duvidar de mim, acreditam ? Que eu estava sim de Snob.

Desconhecer tanto um produto que ela deveria conhecer como a palma da mão, não é o que se espera, não é? Nem ela esperava, na verdade. Mas será que há falha mesmo? Ou a gente que superestima, através de uma propaganda que se faz ou fazem por eles, não sei, do que se julga que é excelência no atendimento da MAC?

E esta coisa louca de querer por querer uma cor tal, só porque uma maioria usa? E será que pertence a você este lugar ao lado desta maioria? Este é o seu lugar no mundo? Ou melhor, é isso que você quer, de verdade? Este é um desejo legítimo seu ou é uma construção?


Bisous.


Imagem: Vogue Italia Beauty, 2007 (não sei ao certo), Anna Maria Urajevskaya
por Michaelangelo di Battista.




Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.