O culto aos produtos de beleza I

>> segunda-feira, 21 de junho de 2010


Acho que já deixei bem claro, para quem me lê faz um tempinho por este marcador, o quanto gosto de algumas marcas, como a Chanel e a MAC.

A Chanel é de quase a vida toda, desde a primeira vez que vi um frasco, quase vazio, do Nº5 na penteadeira da minha tia raposa (cabelo vermelho, unhas vermelhas, batons vermelhos e seu vestido favorito? Um vermelho Valentino que o amante 'diputado' lhe deu; babado, rs?) que eu quis muito roubar, mas minha consciência nunca me deixou.

E a MAC desde que me comunicaram que era a maquiagem favorita do Brian Molko rs.

Memória afetiva é uma coisa super importante para mim e que, de alguma maneira, media as minhas escolhas. Mas também pude comprovar que as duas marcas são sim muito que boas e viraram queridinhas das minhas pequenas vaidades.

Não sou muito de seguir dicas de revistas e de blogs de beleza. Houve época que até me interessei mais por isso, hoje em dia não.

Nas revistas sobre o tema, me interesso em primeira instância pelo imagético, confesso sem a menor vergonha. Tipo, como este batom ficou lindo nesta imagem ou ainda, que luz bacana ou sei lá mais o quê. Depois, claro, vou aos textos. Uma ou outra imagem seleciono e depois de uma vida de um ano, tudo para o lixo, em sua maioria. Apesar de que tenho apego especial aos editoriais da Shu Uemura que como bom japa, faz umas cousas incríveis em termos de imagem, simbologia. Barthes me entenderia.

Bien, quanto aos blogs de beleza, comecei a ler por diversão, acima de qualquer coisa. Depois de um tempo, cansei da maioria, por um monte de motivos e só fiquei mesmo com a dona Dia de Beauté .

Mas quero mesmo é levantar umas questões sobre esta aura que se criou, que eu chamo de culto, que tem duas "facções", e pegarei a MAC chérie como exemplo da primeira "facção".

Muita gente fala dum "MAC-aholic" para se denominar o vício que surgiu em relação aos produtos da MAC. Coladinho com este posicionamento vem um outro discurso, que culpa, de maneira boba até, os blogs de beleza por este culto e exageros. Não concordo. Minha bronca com os blogs de 'beleuza' não tem nada a ver com isso.

No que se refere ao "MAC-aholic", acredito antes que seja culpa da cabeça ociosa de certas pessoas e não da divulgação e indicação nos blogs. Ninguém tem culpa da loucura dos outros.

É a minha opinião: mente vazia oficina de cupim. Quem tem mais o que fazer na vida, lá vai ficar surtando por um batom, esmalte, sei lá mais o quê? Falta do que fazer, carência, etcetera minha gente.

E tem o fenômeno do "off", que é o que entendo como o culto ao produto "honesto", "digno", como dizem, que super substitui os MAC s da vida e coisa e tal. E dai que a galera desta facção desata a meter a lenha na outra facção das "endinheiradas" ou "endividas" "MAC-aholics" rs.

O curioso é que, prestem atenção, as cabeças desta outra facção cultuadora dos produtos honestos Koloss, Avon, Natura, também usam MAC, quer dizer... ?

E cria-se uma rede de raiva e intrigas que deixariam Laclos super curtindo uma vergonha alheia, não porque esta rede de intrigas supere sua obra prima As Ligações Perigosas, mas sim porque é ridículo mesmo.

Super acredito que a gente está precisando se melhorar enquanto indivíduo e não descontar todas as nossas mazelas em produtos, que sejam baratos ou caros, MAC ou Avon ou em quem os divulga.

Faço minhas as palavra da Vivienne Westwood no evento da queda da modelinha chorona: vá ler um livro.


Bisous
.


Imagem: via FFFFOUND!

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.