Petiscos para festa!

>> quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Não, não estamos nos referindo à Julia Petit, super duper chérie da internê e de nós todos, que compartilhamos o mesmo gosto virtual.

Estamos falando daquela harmonização ideal do chope gelado, da caipirinha nossa de todo fim de semana, daqueles drinks que acentuam a dislexia mundial happy hour; no final das contas é todo mundo dislexo quando tá bem doida, né?

Pois então, é destas delícias, que são tipo assim, a perdição e um dos maiores paraísos gastronômicos de todo mundo que tem afeição por botecos, bares, pubs, a manguaça place em geral.

E se a pessoa decidir casar e tipo, quer servir comida de boteco no casório, é válido? Claro que é! E vou mais longe, acho até bacana levar a temática de boteco para décor, que pode ir duma estilização até a cousa em si.

Aqui no Rio e em Minas, é mais do que comum o povo danado de bão servir petiscos de boteco no serviço de buffet, ou casar em restaurantes, que têm esta marca de boteco estilizado ou melhor, terminar a festa num barzinho hé! Há quem ache um absurdo total. Não vejo problema algum e afinal de contas, não existem regras para isso. Na verdade existe sim, se permitir e deixar ser feliz, afinal é o dia do seu casamento.

E como afirmado no post sobre fast food, a elegância pode estar em qualquer lugar, sem dúvida, até num ambiente botecal.

E que petiscos servir, como-fas?

Tem que ser delícia, minha gente. Se será mais requintado, mais boteco mesmo, mais original, ousado, adaptada, tudo vai depender a que tipo de festa estamos nos referindo; pra ornar, sabe como? É a velha tecla do RQ. Pode-se fazer tudo, tudo é permitido, mas para ficar bonito, tem que ornar. Dum serviço à inglesa, à francesa a uma churrascada, tudo depende do serviço e apresentação pra ficar lindo, te deixar feliz da vida e fazer seus convidados nunca mais esquecerem da festa. Não é tamanho e dinheiro investido, é mais uma questão de esmero.

E só para deixar as sugestões e a água na boca, falta pouquinho pro almoço, feriadão chegando, vamos lá,, s'inspirar!



Lembrete importante: todas as sugestões a seguir são de casas aqui do Rio, que saíram na lista de melhores da Veja Rio, portanto têm donos e patentes a serem respeitados! Este post apenas sugestiona, dá pequenas amostras de como comida de bar pode ser deveras interessante, bacana, sofisticada e não só delícia. Se bem que só por ser delícia já 'tava valendo, né?


Vamos começar pelas bebidinhas, adouro! E quem é a campeã da preferência nacional? A cerveja geladinha, o chope estupidamente geladão!


O lindo chope com colarinho do Adonis!


Seguido de pertinho, dentre estes o mais pedido, a caipirinha canônica, a básica com cachaça, limão galego, mel e gelo.


Mas já que despontamos com um clássico mor, que tal algo diferente, como esta beleza aqui?

Este drink é um causo a parte, criação da Academia da Cachaça, na verdade é uma bela dose gigante de cachaça purinha mais quatro pedras de gelo, cada uma de um sabor: limão, jabuticaba, lima da pérsia e maracujá. Ai minha boca salivando...



Caipiroskas com flores comestíveis, do Quiosque do Português, no Leblon. Lindo, né?


E vamos às comidinhas!


Este é um petisco ímpar, pra quem gosta de frutos do mar, Tativendo de camarão, que leva o próprio mais purê de abóbora e catupiry, do Chico & Adelaide, uma cozinha que mistura cearensidade e mineirice que super deu certo!



Estes sanduíches de filet com porção da batatas mais molhos dão ótimos petiscos. Só perdi a referência, mas é do Rio!



Estes filezinhos na marinada de capim-limão também servem de pestiscos, uma cousa mais sofis, né? Receita da Chef Roberta Ciaspa para o Oui Oui.


E a gente sabe que os croquetes são clássicos no que se refere à comida de bar e ao desdém absoluto do muso Caco Antibes (rs), mas estes...

Croquetes de cordeiro acompanhados de pesto de hortelã, do Meza Bar. Dá nervoso de tão inusitado, adouro!



Croquetes são um clássico. Crocantes por fora, macios por dentro e sequinhos. Estes da imagem são receita especial do imigrante Stefano Kern, fundador da famosa e carioquíssima Casa do Alemão.


Que tal um combo de petiscos de bar? Bolinhos de aipim, de bacalhau e croquetes de carne? Estes são do Botequim Joaquina.


Este é bem clássico e bem barzão, porção de linguiça caipira fatiada com cebola e torradas. É da Rede Informal.




Que tal pataniscas de bacalhau, acompanhadas por cerveja bem gelada? O clássico dos clássicos dos petiscos de boteco, que é o maravilhoso bolinho de bacalhau. Estes das imagens, sem batata, do Pavão Azul.


Particularmente, amei pesquisar, selecionar esta idée para postagem. Super obrigada à leitora Gabriella.

Creio que tenha ficado bem claro que o RQ super apoia a ideia, então vamos ser felizes e botecar por ai, inclusive no casamento, óbvio, para quem gosta.

Bisous.


Imagens: reprodução da Veja Rio (várias edições).

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.