Receita da semana: tábua de queijos

>> quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009


E atendendo ao pedido da minha chérie Cidinha, e já que falamos taaanto de espumante, que é um tipo de vinho, vamos dar umas sugestão d'uma boa tábua de queijos.


Fora que o clima hoje aqui no Rio, acho que em todo o Sudeste devido à frente fria em pleno Verão, está super convidativo aos vinhos e queijos. Clima gostoso, agradável, chuvinha, ventinho, mega bacana!


Tem lugar que já tem pronta uma mini tábua pra se degustar em casa (na verdade vem numa coisinha plástica). Ai não gosto! Prefiro eu mesma preparar tudo, vocês que me lêem e/ou me conhecem sabem como eu sou quase uma-carcamana-afrancesada-da-peste rs.


Mas vamos lá.


O serviço


Tem muita lenda acerca de vinhos e queijos e são todas verdadeiras rs. Não é uma coisa fácil de se fazer. É meio confuso, porque se você tem uma grande variedade de queijos tem que haver também uma boa variedade de vinhos, daí vai rolar desperdício, etcetera. Então tem que saber dosar as cousas.


Se puder use mais de uma tábua de madeira própria para queijos, usando os queijos de sabor mais forte numa delas, os de sabor médio e suave em outra. Na verdade o bom mesmo é uma tábua para cada variedade.


Os queijos devem estar de preferência inteiros ou em pedaços grandes, sem encostar uns nos outros e a mesa disposta com pratos, garfos e facas de sobremesa. Mas atenção, os garfos serão usados só para retirar os pedaços de queijo para o prato ou para se servir de pão. O queijo deve ser degustado sobre pedaços de pão e levados assim a boca.


À mesa, arrume também as taças de vinho branco, tinto e Champagne/espumante. Só leve à mesa o que será usado. Não misture as facas de servir os queijos. Cada qualidade de queijo com uma sua faca.


Os queijos e os vinhos


Eu prefiro não usar os queijos frescos, nossos queridos aqui no Brasil, tipo ricota e minas.


A minha seleção começa com um queijo de massa mole maturado por fungo, o Brie que vai bem com um Sauvignon Blanc.


Massa firme maturado como o Gouda e queijo de cabra vão bem com um Chardonnay.


Parmesão com Espumantes e um tinto bem leve tipo Cabernet franc com Gruyère.

Um tinto mais encorpado como um Cabernet Sauvignon casa bem com o Roquefort e o Gorgonzola, que tipo assim, super assustam quem não é acostumado hahaha!


Engraçado é que meus meninões aqui de casa não podem ver um gorgonzola dando sopa na geladeira que o devoram.


Acompanhamentos


Para companhar os queijo e os vinhos é bacana rolar um pãozinho e frutas. Coloque nas extremidades da mesa, cestos de vime com pães variados, baguettes, pão italiano, pão preto, pão integral, de centeio, francês, preto. Torradas são muito bem-vindas para acompanhar queijo cremoso. Os pães devem ser servidos inteiros, sendo partidos com as mãos na porção desejada. Frutas secas e também as frescas, de preferência da estação, são boas opções.


Frutas indicadas, o figo, a pêra, uva rosé, maçã e cereja são as que mais combinam com queijos. Nada de cítricos.


A degustação deve começar pelos suaves e por último os de sabor mais intenso, como eu descrevi nas minhas indicações.


Se de repente a pessoa não quiser vinho (oi?) pode degustar os queijos com água ou chá, nada de refrigerante e suco também não cai bem.


Bisous.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.