O Dia da Noiva

>> sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Uma coisa que é mais do que certa para muitas noivas é o tal Dia da noiva.

Pra quem não é noiva, não entende nada deste universo do casamento, que é quase um mundo rosa (ou a cor de sua decoração) a parte, vamos explicar ou tentar, né? Porque até eu que estou envolvida com o momento "véu, grinalda e bem-casados" não entendo muito a lógica de um dia de noiva... mas vamos lá!

A priori consiste em um dia que se reserva, na verdade algumas boas horas antes do casamento, para se embelezar. Banhos perfumados, o dia de roupão, massagens, mergulhada no leite que nem rabanada, estas coisas. Daí fazer o cabelo, unhas, maquiagem, muito paparicada até ser vestida por terceiros. Pra te vestir tem uam legião, praticamente. Podem ser pessoas do salão (é... é em salões que se faz isso, inclusive existem lugares super badalados, com uma mega estrutura para essas coisas e super caros também) ou a pessoa que fez seu vestido, alguém da família ou todas estas pessoas juntas, o que é mais louco ainda, na minha opinião.

Bien, deve ter dado pra notar, pelo tom do texto, que não simpatizo com esta idéia. Mas é algo super pessoal. Existem meninas que realmente querem e afirmam precisar muuuito disso tudo antes de casar. Não é meu caso.

Não me imagino às vésperas do sim, toda lambusada de creme de chocolate, ou achocolatada mergulhada no leite com pétalas de rosas e nem tampouco passa pela minha cabeça que conseguirei relaxar em um lugar que não seja exclusivo pra mim, como meu quarto ou no máximo, uma suite de hotel.

Eu sou do tipo super hiper mega ansiosa, daquele tipo que cava um buraco no chão andando de um lado pro outro e que não funciono bem com gente me alisando! Tenho frames franceses, ne me touche pas!

O que acho ideal é passar por este ritual, muito delicado de arrumar, vestir, cuidar da noiva no aconchego do lar, ou em algo do tipo, o mais familiar possível. E fazer maquiagem e cabelo em casa e vestir-se em casa, com calma, conforto, com os aromas e cores do seu lar. Essa idéia sim me dá muita paz e me faz relaxar.

Quanto a ser vestida por terceiros, olha, é tão complicado também... porque entram outras questões, estas mais lógicas, digamos assim.

Um vestido de noiva não é um vestido comum, convenhamos. Salvo por um coluna ou outros modelos, vamos dizer, mais simples, que dá pra se vestir direitinho sozinha.

Mas vestidos com saias elaboradas, com bordados, rendas, pedrarias, etcetera, saiotes são elementos complicadores. Não é impossível, mas é meio impraticável por conta do cabelo, da maquiagem, que geralmente são feitos antes de se vestir, para que não acontece nenhum acidente ao vestido. Mas valendo ressaltar que se seu modelo de vestido é simples, não há necessidade destes cuidados, a não ser por frescurite aguda.

Mas para os tradicionais e complicados vestidos de noiva, é bom ter alguém para lhe ajudar a vestir. Mais bacana ainda é se for alguém da sua família como sua mãe, sua avó, primas, tias, madrinha, a melhor amiga. É um momento de extrema intimidade pra ser dividido com uma pessoa estranha. É o que eu penso.

Se você faz seu vestido num atelier é mais que comum o criador(a) te vestir, logo porque nasce, invariavelmente, uma relação de carinho, confiança, porque aquela pessoa não é uma estranha, ela é a realizadora do seu sonho maior, até o momento, que é o vestido de noiva, que eu já disse e não me canso em repetir, é a grande metáfora do casamento.

Mas só se você construir esta relação de intimidade com o estilista escolhido. Em casas de aluguel, eu não sei bem como funciona esta relação, desculpem, não me interesso muito também. O pouco que soube já satisfez minha curiosidade mórbida por um bom tempo.

E é esse meu ponto de vista.

Bisous.

Imagem: Verlage.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.