Compras de natal

>> sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Não, nada de maquiagem, nem apetrechos de animação pra casamento (não suporto!). Compras de natal, para ceia de natal! Já fizerem?

Já compraram nozes, lichiasm (estão tão bonitas este ano)?

Uma coisa que me deixou feliz é que os preços não estão tão assustadores, eu esperava pior rs. Não está uma coisa que se diga, nossa que 'barateeenho', com exceto das frutas cristalizadas e dos damascos que estão com preços lindos, pelo menos aqui na terra da Bossa.

Minha ceia de natal já está com cardápio super pronto, falta só chegarmos a um acordo quanto ao vinho. Está dando uma trabalheira acertar, bem temperado, tempero tímido, pinot noir, malbec...


Sei que teremos rabanada com calda de vinho um pouco adaptada às minahs frescuras rs. Ah, e Schwarzwald (torta floresta negra) também, também adaptada. Por que? Cousas de trocar porto por madeira e kirsch por Cointreau.


Por falar nisso, as bebidas estão com preços ótemos, super possível, graças. Dica, aposte nos nacionais!

Peru bem temperado, um bom pinot noir nacional, como os da casa Miolo. Caso teime, um bom Malbec argentino é ótema pedida.

Por falar nisso, chéries, s'il vous plaît, aquilo que vem escrito na embalagem dos perus de várias marcas que encontramos, "já vem temperado" é mentirinha, tá? Aliás, todos os tipos de carne que alegam já vir temperadas, prontas para ir ao forno é lorota. Até porque vem congelado e a pobreza de temperos que colocam vão todos embora no desgelo.

Uma boa receita e muito simples.



Peru na manteiga temperada

- 1 peru de 5kg (suficiente para uma família de até 6 pessoas);
- uma xícara de chá de vinho branco;
- manteiga ou margarina;
- alecrim, orégano;
- sal e pimenta a gosto;
- uma maça verde bem grande.

Descongele a ave, lave-a e deixe-a por cerca de 4 horas de molho no vinho branco. Derreta a manteiga e acrescente sal, pimenta e as ervas. Regue a ave com esta manteiga temperada, espalhe bastante por foro e por dentro. Recheie com a maça (pode ser uma cebola também; é um segredo para perfumar a carne durante o assado e também para que o peito não afunde). Leve ao forno coberto com papel alumínio, 1 hora mais ou menos, depende do forno. Retire-o do assado para tirar o aluminio e leve ao forno novamente só para dourar, 30 minutos.

Forma-se-á um molho na assadeira que pode render uma ótima farofa com nozes e frutas cristalizadas ou ainda melhor, um bom molho para regar a carne durante a ceia.

O molho é super simples, é só deixar apurar mais um pouco em fogo brando e acrescentar uma colher de sopa de amido de milho, dissolvido em 1/2 xícara de água. Sirva o molho em ramekins.

Bisous.

Imagem: Vogue US.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.