Bem Casados

>> segunda-feira, 31 de março de 2008

Alvíssaras!

Pagadora de promessas que sou, estes escritos d’agora são para dar-lhes dicas sobre bem casados, o que são, para quê, como-assim-vanessa? E afins.

Bem casado é um doce típico de casamento, sinônimo de tradição e elegância...humm, na maioria dos casos, vale-se ressaltar.

Corre à boca pequena que está por cá a nos encantar o paladar há cerca de 100 anos. De origem portuguesa, a nossa receita clássica com recheio de doce de leite e massa fofinha, molhadinha que derrete na boca, hummm...

É, querida noiva e pessoas que por cá me lêem, sou da mesma opinião de Márcia Millas, grande culinarista, que sem bem casado não é casamento.

Por exemplo, por agora, anunciam que brownies vieram (e quem disse que é d'agora?) para tomar o lugar dos bem casados. Tolice! Por aqui, na terrinha do Sol, que moças seguem ao altar ao som de Arê-rê pode até o ser, mas, enquanto houver as que usam de bom senso e estima pela tradição, teremos lindas mesas com bem casados.

Quanto ao brownie, simplesmente o bolo solado mais delicioso do mundo, adoro! O brownie em festas de casamento não é uma moda; na Inglaterra se faz isso desde que a receita foi criada em um santo acidente. O brownie é mais um quitute da comemoração do casamento, mais ao gosto inglês/americano, já que eles não têm/conhecem nosso bem casado.

E, sinceramente, competição entre doces?... qual está tomando o lugar do quê?... miórem, queridas!
As dicas que quero lhes dar são muito simples e não deveriam nem ser necessárias, ao que me consta é algo de, não sei.. bom senso?



Bem casados e brownies, comportadinhos, lado a lado! Ah, feitos por mim, para minha comemoração de noivado!


Quando contratarem o serviço de bem casados, e a pessoa que os fizer também for responsável pela decoração da mesa, ou se esta decoração ficar a cargo do local de recepção, ou do decorador, atentem para o fato de que o bem casado é um doce delicado, e como tal, deve ser tratado com delicadeza, e não jogado, empilhado de qualquer maneira em mesas. Pilhinhas de bm casados feitas bem ao acaso, desajeitadinhas, só ficam bem em algo profundamente informal, pequenas pilhinhas de cerca de 30 bem casados, fica até fofo. D'outra feita, fica feinho. E além de feio passa a impressão de desleixo, de que não é importante quando se faz simplesmente uma pilha, comos e alguém tivese treinado arremesso com eles. Ora, se não é importante, não os tenha, menos um gasto para você. E me parece profundamente desconexo tratar com desleixo ou pouco caso o doce mais tradicional de casamentos das grandes nações que falam língua portuguesa, Portugal e Brasil. É muito simples, como já disse, se eles não têm significado para você, não os tenha! Afinal, qual o sentido de se ter algo em seu casamento que não tem nada a ver com você? Levando em conta que a maioria das pessoas não sabe sequer o que é um bem casado, com exceção de quem trabalha no ramo de casamentos, ou já foi a muitos, ou entende de doces tradicionais e culinária, não existe pecado em não contar com esse doce em seu casamento, pois não estará decepcionando a maioria de seus convidados. E por mais que eu seja adoradora de bem casados, como boa formiguinha que sou, eu não recomendo que se tenha algo em sua festa que fique em descaso. Acho de profundo mal gosto.

Mas se você, como eu, adora bem casados, acha-os a cara de um casamento que se preze, e não quer que sua festa fique com ares de desleixo, preste atenção à mesa de bem casados!
Dica 1: se você seguir a idéia de muitos buffets de Fortaleza, e colocar os bem casados na mesa de café e licor, cousa que não é nada comum nos casamentos do Rio e São Paulo, os mais belos, em grande maioria (cf. Vogue Noivas) na verdade desconheço por completo que façam isso, por favor, instruam as pessoas responsáveis pela decoração para que não façam pilhas de qualquer maneira com os bem casados, fica horroroso!
Dica 2: Se você comprar o bem casado e você mesma fizer a embalagem clássica, de papel crepom e fitinho de cetim, procure um crepom de boa qualidade, de preferência branco e dê a cor de sua decoração ao fitilho. A probabilidade de errar é quase nula.
Dica 3: o recomendado são 3 bem casados por convidado, eu acho exagero. Até porque não agrada a todos os paladares, porque é muito delicado, geralmente só quem gosta muito de doces é que aprecia o bem casado. Recomendo 2 por convidado.
Dica 4: se o bem casado for sua lembrança aos convidados, experimente o mimo de deixar um bem casado nos lugares de cada convidado às mesas, óbvio acreditando que seus convidados são bem educados e não pegarão os bem casados dos vizinhos. Se utilizar de caixetas para colocar os bem casados, pense em uma mesa com um belo arranjo de flores, e que se destaque na decoração, assim como a mesa do bolo. Aliás, os grandes casamentos dão destaque à mesa do bolo e dos bem casados, isso quando não estão juntos os dois!.
Dica 5: aproveitando as dicas 3 e 4, em que indico a quantidade por convidado e dou a sugestão de um bem casado para cada convidado à mesa, os demais bem casados, metade, ficarão muito bem em bandejas na entrada de sua recepção, óbvio que se tenha alguém vigiando, pois sempre há “gatunos de doces de festa”, que acham bónito levar trocentos doces alheios para si, sem pensar nos noivos, que os convidaram partindo do pré-suposto que gente fossem, e nos demais convidados. O indicado é que se faça assim, que os bem casados fiquem à entrada de sua recepção, para que sejam pêgos, um por convidado, ao sair, pois a tradição diz que os bem casados devem ser levados para casa como uma lembrança da festa, da alegria e da doçura compartilhadas.
Dica 6: cuidado quando contratar os serviços de bem casados, para que esteja de verdade, contratando alguém que sabe fazer bem casado. É um doce feito com uma massa muito leve, a base de ovos, farinha de trigo e fécula de batata, as vezes só o trigo, com aroma e sabor de baunilha em sua versão tradicional e que é recheado com doce de leite. Na minha opinião o melhor recheio é aquele que leva doce de leite clarinho e de sabor leve, leve, como os de Dona Conceição, o melhor bem casado do país.


Dicas de bem casados, quem os faça:

Dona Conceição, recomendo, recomendo e recomendo de novo, mesmo com frete, vale cada centavo!

Maria Elizabeth Bem Casados, lindíssimos, inclusive faz também caixetas e porta guardanapos que combinam e muito com bolos que têm em seu acabamento laços delicadinhos. Atenção, eu falo de laços delicados e não aqueles laços de poodle de caricatura, arre!

Passione Doces e Bem Casados, maravilhosso! Se vc quer inclusive ousar, os bem casados da Passione de chocolate e sobretudo, de pistache com recheio de framboesa são di-vi-nos! Não é necessário nem embalagem! Eu os serviria assim, à mesa de café ao lado de macarons (falo mais sobre depois) e uma torta dessas da Passione também, que são tão espetaculares quanto as belas tortas de crème patissérie francesas, italianas...

No mais, usem bom senso, pensem em harmonia, essa é a palavra chave para se ter uma festa de bom gosto. Sejam corretas com vocês mesmas.





Quer fazer uma pilha? Pense em algo como esta maravilha do Buffet França em São Paulo.







Uma maravilhosa mesa de bem casados, com todo destaque que merece, obra de... Dona Conceição Bem Casados.




Em Fortaleza... Bom Bocado
Marilza Soares Pessoa e Adriana Pessoa
Rua República do Líbano, 419

É caro, mais caro que o basiquinho da Dona Conceição, mas, não tem frete e são uma delícia, como tudo que o Bom Bocado faz.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.