Livros reconfortantes e um blog novo

>> sexta-feira, 21 de junho de 2013


Na verdade o blog em questão não é novo, já está por aí faz seis anos, mas eu só descobri há pouco, pouquíssimo para ser exata, foi quarta-feira agora. Descobri, já amei e já inclui na lista de links do RQ.

É um blog que versa sobre leituras, diversas e boas, na minha opiniãozinha. Tiny Little Things é construído em texto e vídeo. Queria eu ter coragem de postar vídeos aqui no bloguito. Quem sabe, né? Pois então, muito bom, leiam.

Por lá encontrei a tag (meme, algo que o valha) Livros Reconfortantes, e como eu adouro este tipo de coisa, e vocês sabem disso, deixo aqui as minhas respostas com imagens e escritos (e nada de vídeo!).

Adendo: a Tatiana Feltrin, uma das autoras do blog, me fez lembrar de uma pessoinha que eu lia muito, que é a Márcia Frazão. Sim, a bruxa que é escritora e eu gosto bastante também. Aliás, eu gosto muito do tema esoterismo e afins, tenho alguns livros sobre. E também estudo Tarot e Runas. Agora os haters têm mais uma munição contra mim, eba-que-legal-como-eu-me-divirto. Contudo, a Márcia Frazão não entra na minha lista de livros reconfortantes. Mas eu leio. E gosto.


{Look du jour! Estou brincando. Tirei esta fotinha, que por sinal achei linda (sim, mesmo sem a minha cabeça rs} e como é pra falar de livros reconfortantes, vesti meu vestidinho fucsia reconfortante, soltinho, levinho e lindinho ♥.}

1. Qual (ou quais) livros tem o poder de despertar memórias boas da sua infância? (Cite até 3)

1ª. Meu Pé de Laranja Lima do José Mauro de Vasconcelos. Eu li na escola, minha gente, quando tinha uns 9 anos e era uma época tão boa. Eu me lembro do cheiro do livro e que queria muito um pé de laranja lima. Na verdade quero até hoje.

2ª. O Menino do Dedo Verde do Maurice Druon, um outro livro infanto-juvenil francês, que não o Pequeno Príncipe. Muito muito lindo. 

3ª.  Lusíadas, Camões gente fina. Li com 11 anos, e eu fui obrigada pelo meu pai, que me disse que era a última coisa boa que ele faria por mim. Meu pai já era bem velho (meu velho ♥), estava doente e morreu naquele mesmo ano. Preciso justificar?

2. E da adolescência?
No finalzinho do 1ª Grau, Ensino Fundamental hoje em dia, uma Elizabete com 13/14 anos, entrou em contato com Machado de Assis e José de Alencar. Ao contrário de todos os meus colegas, eu não odiei, na verdade eu me encantei pela Iracema mulher maravilha do Alencar, e me diverti muito com o filho da mãe do Brás Cubas. Então, tanto poderia citar a Iracema do José de Alencar, quanto Memórias Póstumas de Brás Cubas do Maneco (é como eu chamo Machado de Assis). Mas na verdade o livro que marcou a minha adolescência foi a Carrie, A Estranha do Stephen King, porque eu queria ser a Carrie, cara! A mãe doida deixa pra lá, mas os poderes.

3. Um livro que você relê sempre para te trazer bons sentimentos:
O Leão, A Feiticeira e O Guarda-roupa das Crônicas de Nárnia do C. S. Lewis. 

4. Qual é seu gênero literário mais reconfortante?
Gente, reconfortante Literatura fantástica, especialmente romances de imaginação.

5. Qual é seu escritor mais reconfortante?
 Oscar Wilde, tudo o que leio dele me faz bem. Mesmo Dorian Gray, qualquer coisa.

6. E a escritora que você procura quando quer conforto para a alma?
Clarice Lispector, nesse momento de minha vida estou muito (re)apegada a Água Viva.

(Esta última parte é jogo rápido)

7. Um livro para dias de fúria:
Eu não leio quando estou com raiva, se eu fosse fazer isso, procuraria algo que me acalmasse, tipo as poesias da Emily Dickson.

8. Um livro para momentos de tristeza e melancolia:
Em geral eu procuraria algo que melhorasse o meu ânimo, tipo, não iria ler Memorial de Aires do Machado, livro profundamente melancólico. Sei lá, Harry Potter e a Pedra Filosofal da Rowling é uma boa pedida.

9. Um livro que remete a algum momento muito bom da sua vida: (Por que?)
O Senhor do Anéis, A sociedade do Anel do Tolkien. Eu li os livros em 2002, após assistir o primeiro filme e me encantei pela Sociedade do Anel (amo os três, mas a Sociedade é o amor), especialmente quando chega a parte de Lothlorien. Fora que foi uma época muito boa, lembro de dias lindos em Fortaleza, o jardim todo vistoso, cheiro de bolo em casa, meus erês ainda pequenos e a minha cadeira de balanço ♥.

10. Um livro para provocar emoções boas:
Peter Pan do Barrie, I do believe in fairies!

Bisous.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.