Petit Prince do dia

>> sábado, 13 de outubro de 2012


Meu primeiro contato com Petit Prince foi com um desenho animado que passava em algum programa infantil do SBT, baseado no livro de Saint-Exupéry, meio que livremente adaptado, porque Pequeno Príncipe ia e vinha sempre que dava saudades dos amigos da terra e a gente sabe que a estória não é bem assim.

Depois assisti o filme, aquele com Gene Wilder, e decidi que já era chegada a hora de ler o livro. E comprei o livro. E li o Pequeno Príncipe. E me encantei, como acontece com a maioria das pessoas, porque é uma história encantadora, apesar da melancolia. Há muita verdade no Pequeno Príncipe, apesar da coisa de literatura fantástica. E há muita beleza, e há muita diversão, apesar da coisa meio pedagógica.

Anos depois de ler, já cursando letras, quando fiz a disciplina de Literatura Infantil, lembro de discutir com a professora em tom educado discordante, como devem ser as discussões, de que não concordava que Pequeno Príncipe não é livro pra criança. Ora, e todos os contos de fada com gigantes que devoram criancinhas, e lobo mau e ursos e bruxas malignas, todos ensinando que o mundo é um lugar cheio de perigos? Afinal, o mundinho de Pequeno Príncipe com três vulcões e a rosa egoísta (a mãe?), no final das contas não é uma metáfora da segurança do mundinho de cada um de nós?

Deixem as crianças lerem Petit Prince, porque o mundo não é feito só de sepentes.

Bisous.


Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.